VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR

PRIMEIRO AMORMensagem ministrada pelo Apóstolo Marco Aurélio no culto de Celebração da Família, domingo 13 de Dezembro de 2009.

TEXTO BASE
“Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são; e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido. Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio… “   Apocalipse 2.2-5 (NVI)

INTRODUÇÃO
Talvez você esteja apenas começando sua jornada espiritual, é o ponto de partida. Talvez você já esteja no meio do caminho. Comece de onde você está.  Aos que já estão num nível alto, bem, você já sabem do se trata tudo isso e eu estou feliz que estejam aqui também.

Como avançar um pouco mais em sua caminhada espiritual, principalmente se você já está em um certo nível elevado?

Quero fazer uma pergunta – qual é o ponto mais alto da Terra? O Monte Everest – 8.840 metros. Dê uma olhada nessa foto (o telão mostra uma foto de pessoas escalando o Monte Everest). É um lugar espetacular.

Você sabia que de 1.300 a 1.600 pessoas já subiram o monte Everest? Já chegaram até o topo. Há gente tentando  fazer isso desde 1921. Durante esse período de tempo, 160 pessoas ou mais, morreram escalando. Isso significa que 1 entre 8 morreram. E, por esse privilégio pagaram mais ou menos US$ 60,000; 90dias de suas vidas e 1 entre 8 não voltaram.

O que você acha disso? Há uma certa atração. Você passa a fazer parte de um Pequeno Grupo de pessoas que fizeram uma coisa única. Mas há um certo detalhe constrangedor com relação a chegar ao ponto mais alto.

Deixa eu fazer uma pergunta: – é mais perigoso subir o monte Everest ou descer sua encosta? Bem, pelo modo como fiz a pergunta, você já sabe a resposta, não é? Mais pessoas morrem descendo do que tentando subir.Podemos fazer uma aplicação espiritual a isso. Você tem que ter um cuidado extra para sair de um ponto alto.

Quero fazer outra pergunta – pensando em termos de meteorologia…  você prefere um sistema de pressão alta ou baixa? Você deve preferir a pressão alta. É onde o ar fica mais estável. Num sistema de pressão baixa, ocorrem tempestades.

Em sua vida cristã vai enfrentar picos e vales espirituais. Quando você está num ponto alto espiritualmente falando, se sente forte e sente o amor de Deus e tem energia para desempenhar seu trabalho. Quando atingi um ponto baixo espiritualmente, se sente afastado de Deus e não tem mais paixão por seu trabalho. Os altos podem ser tão bons que lhes fazem querer ficar lá a qualquer custo e ignora o fato de que os baixos são inevitáveis. Você corre o risco de cair ao descer de um ponto alto.

1. COMO É O PRIMEIRO AMOR?
Salmo 34.8 – Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.
O amor cria um desejo insaciável de conhecer cada vez mais a outra pessoa. O que você pode fazer para satisfazer seu desejo de conhecer a Deus, seu “primeiro amor”?
O amor lhe motiva a investir pesado no relacionamento. Quais são as maneiras pelas quais você pode “investir” em seu relacionamento com Deus?
Seu “primeiro amor” cria uma preocupação intensa em seu coração.
Aquilo que serve como evidência de algo, que atesta a veracidade ou a autenticidade de alguma coisa; que atesta ou garante uma intenção, um sentimento.
Prova é a quilo que induz à admissão de uma proposição ou da realidade de um fato.

2. COMO PODE SABER SE SEU CORAÇÃO ESTÁ REALMENTE PREOCUPADO COM DEUS?

A – NO INÍCIO EXISTE UM DESEJO DE FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS (COMUNHÃO) Quando no início você experimenta seu relacionamento de amor com Deus, ele deseja que faça um compromisso com ele. Você o faz confessando sua fé nele, se torna membro de sua família ( a igreja), e demonstrando isso publicamente através do batismo. De que forma cada um desses passos demonstra realmente seu amor? Qual desses passos você ainda precisa dar? Deus demonstra seu amor e poder no Salmo 77.14  Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder.

B. DEPOIS DE UM TEMPO VOCÊ ABANDONA O PRIMEIRO AMOR.
Apocalipse 2.4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
Jesus tinha uma reclamação contra a igreja de Éfeso, e nesta passagem a algo revelador sobre o amor. Não está escrito que “vocês perderam o seu primeiro amor”. Diz: “vocês abandonaram o seu primeiro amor”. É uma escolha. Na realidade, foi uma série de pequenas escolhas. Agora, alguns aqui acabaram de completar esses incríveis 40 dias.

Eles cresceram em sua fé. É óbvio que tinham um claro senso de seu propósito de vida. Serviram ao Senhor com gratidão, emoção, alegria e diligência, mas algo aconteceu. Em algum ponto do caminho, em sua jornada com Jesus, algo mudou. Não era um problema de trabalho. Estavam realizando seu trabalho muito bem. Por sinal, A Bíblia diz: “vocês fazem um bom trabalho, tem muita perseverança, grande tolerância no sofrimento”. Estavam agindo corretamente. Então, o trabalho não era o problema. Não creio que era um problema de falta de informações. Não creio que estavam pensando em coisas erradas. Tinham toda a informação correta. Seu problema era de amor. Estavam sofrendo do que posso descrever como uma instabilidade de sentimentos.

Por que é impossível manter-se o tempo todo num ponto alto espiritualmente falando?
Quais são os sinais de que alguém está abandonando seu “primeiro amor”?
Que emoções você experimenta durante uma “baixa espiritual”?

3.EM MEIO A BAIXA ESPIRITUAL O QUE ACONTECE COM A EVANGELIZAÇÃO (MISSÕES)?

Em meio a uma “baixa espiritual”, pode não sentir vontade de falar aos outros sobre Deus, mas deve se lembrar do que aconteceu com você logo que se tornou cristão de verdade, e se apaixonou por Deus! Quando compartilha as boas novas de Jesus Cristo com outras pessoas, seu amor vai reascendendo. Quando vê outros se apaixonando por Deus, participa de seus “pontos altos espirituais” também! A quem você precisa falar de Jesus Cristo? Seu grupo já orou por essa pessoa e para que Deus lhe dê uma oportunidade de compartilhar o evangelho com ela?

A. OS PRIMEIROS PASSOS NESSA JORNADA

Todos precisam entender que se cairão e se afastarão de Deus, há alguns passos que você pode dar para se arrepender e voltar ao caminho de sua jornada cristã

Apocalipse 2.5. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Agora, olhe para o versículo 5 outra vez. Note qual é o próximo passo a ser dado . Quando você deixou o amor escapar, o versículo 5 diz: “arrependa-se”. Agora, essa é uma palavra pesada, muito pesada.

O que significa arrependimento? Será que você pensa em pregadores gritando essa palavra com a voz pegando fogo? A verdadeira definição de arrependimento é – eu reconheço que não devia estar onde estou. Por isso, vou dar meia volta e ir para onde eu deveria estar. Isso é arrependimento. A mesma verdade é encontrada em Lamentações Lamentações 3.40 Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o SENHOR. A Bïblia diz: “Vamos dar uma boa olhada em nosso modo de viver e reordenar nossas vidas diante de Deus”.  Como sair de um lugar e ir para onde se quer ficar, ao lado de Deus? Primeiro, você se lembra. Segundo, se arrepende. E, terceiro , e ainda está no versículo 5 – você faz as coisas que costumava fazer no princípio.

O que você deve fazer? Dar um passo de cada vez. Procure fazer o que é certo da próxima vez. Sabe como? Você não chega à uma montanha espiritual com um passo apenas. Não vai conseguir sair de um grande vale com um passo apenas. Então o que fazer? Você vai colocar um pé na frente do outro. Dá um passo correto de cada vez e o bem estar de agir corretamente vai fazê-lo sair do vale. Filipenses 3.16  – Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.
Gálatas 5.16.Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

2 Coríntios 8.11 11  Completai, agora, a obra começada, para que, assim como revelastes prontidão no querer, assim a leveis a termo, segundo as vossas posses.

Estes são as ações específicas que estes versículos lhe incentivam a fazer, e haverão os resultados se fielmente agir assim mantendo seu compromissos com o Senhor. Enquanto você luta para se tornar semelhante a Jesus, qual deve ser sua atitude?

4. SEGUIR EM DIREÇÃO A MATURIDADE (DISCIPULADO)

Você deve se desafiar a reconhecer onde estás em sua vida cristã e perceber quando não estás onde deveria estar. Seguir em direção à maturidade espiritual significa agir de maneira apropriada em direção ao alvo de se tornar semelhante a Cristo. No entanto, precisa fazer alguma coisa! Que passos você vai tomar esta semana em direção a esse alvo – o compromisso de freqüentar regularmente a igreja, ou de ler a Bíblia?  Comprometa-se a dar este passo nesta semana.

Existe um ponto espiritual nessa história. As pessoas  querem ficar no pico alto espiritualmente falando, a qualquer custo. Querem ficar espiritualmente elevados, mas quero perguntar: “é possível ficar sempre no alto?” Não, não é. Se você olha para a Bíblia,  o que encontra é que a Bíblia é um desfile de altos e baixos, um depois do outro.

Veja alguns exemplos –
Talvez vocês conheçam a história de Daniel na Bíblia, não? Alguns, não.

Daniel era muito, muito fiel a Deus – isso é um ponto alto. Mas por causa de sua fidelidade a Deus, foi jogado numa cova com leões famintos – isso é um ponto baixo. Mas os leões não o comeram – isso é um ponto alto. Vê o padrão?

Temos a história de Jonas. Ele fugiu de Deus – isso é uma queda. Foi engolido por um grande peixe – isso é uma queda. Mas o peixe o vomitou na terra seca – isso é alto ou baixo? É um alto
Só tem dois jeitos de sair de dentro de um peixe.

Vamos para o Novo Testamento – você encontra Jesus e em seu batismo, ouve-se a voz do Pai – “este é meu Filho amado em quem tenho prazer”. Isso é uma subida.
O que acontece imediatamente após? Ele vai para o deserto onde passa 40 dias sendo tentado pelo próprio diabo – isso é uma queda.
Mas o que acontece depois? Ele começa seu  ministério de ensino sobre o reino de Deus, a transformar vidas e a realizar milagres.  Isso é uma subida.
Mas e aí, o que acontece? Ele é crucificado. Isso é uma descida.
Mas daí, o que acontece? Ele ressuscita. E isso é uma subida.
Então o que se aprende é que pelo fato de Jesus ter permanecido fiel a Deus tanto no alto como em baixo, é nessas subidas e descidas que você aprende a ser semelhantes a Jesus.

5. VOCÊ PODE FALHAR, MAS DEUS NUNCA FALHA (SERVIÇO)

Você precisa entender que Deus está sempre ao seu lado não interessa onde esteja, se em baixo, ou em cima.
1 Pedro 5.7 7  lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Isto é o que Deus quer que os que crêem façam.
De acordo com o Salmo 108.4, 4  Porque acima dos céus se eleva a tua misericórdia, e a tua fidelidade, para além das nuvens. Isto mostra quando Deus lhe  ama e o quanto ele é fiel?

Quando você escolhe estar perto de Deus a despeito das circunstâncias, pode ver o quanto ele cuida da sua vida. Se você fosse compartilhar sobre uma época em que você se sentiu em “baixa espiritual”, e quando voltou-se para Deus e experimentou seu cuidado por você o que aconteceu?
Deus lhe quer em seus braços, que é o seu lugar, não importa a situação. Por que? Porque seu amor não falha nunca!
Dê exemplos de como o amor de Deus facilmente se evidencia em sua vida quando as coisas ficam difíceis.
Quando Deus diz: “lance sobre ele todas as suas ansiedades”, ele quer dizer todas mesmo, o tempo todo. Por que algumas pessoas teimam em relutar e não entregam seus problemas a Deus?

6. TER UM CORAÇÃO DE ADORADOR (ADORAÇÃO)

Por causa do cuidado que Deus dispensa aos seus filhos e de seu amor por você que nunca muda, ele está sempre pronto a lhe consolar quando você se desviam e a lhe perdoar quando o ofende. Sua resposta à esse amor perfeito, deve ser um coração de adorador: louvar e agradecer por Deus ser quem é.

Existem muitos meios pelos quais você pode expressar adoração a Deus.
Quais desses meios você precisa começar a utilizar em sua adoração?
Quais são as situações de sua vida que você precisa colocar nas mãos de Deus?
Utilizem um período de tempo agora para oferecer a Deus seu louvor, gratidão e confiança.

Pare um minuto para rever todos os compromissos, desafios aceitos durante a aplicação pessoal e seção de compromissos das reuniões dos Pequenos Grupos durante a campanha. Ver Deus trabalhando nas vidas daqueles que se comprometem com ele é essencial para o crescimento.

7. CONCLUSÃO, CHAMAMENTO, APLICAÇÃO PESSOAL E COMPROMISSO:

Você consegue identificar os momentos de baixa espiritual durante a campanha de 40 dias de propósitos?
E agora você está num ponto alto ou baixo espiritualmente?
Se você está baixo, o que pode fazer esta semana para se preparar para uma subida?

Você pode desenvolver uma parceria com alguém que o ajude a se reportar sobre como você está em seu relacionamento com Deus.
Se você está numa baixa, qual é o primeiro passo a ser dado esta semana para começar a jornada de saída desse vale.
Por exemplo, comprometer-se a freqüentar a igreja, a ler um livro da Bíblia esta semana, decorar textos bíblicos todo dia .
Você sabe se alguém que está num período de baixa espiritual?
Como você pode ajudar essa pessoa nesta semana?

8 – PRIMEIRO APELO – NOVAS DECISÕES POR JESUS CRISTO
Quem deseja reconciliar-se com Jesus Cristo? (levante a mão e venha a frente)
9 – SEGUNDO APELO – RECONCILIAÇÃO
Quem deseja reconciliar-se com Jesus Cristo? (levante a mão e venha a frente)

Você sabe, então que se não está preparado para as inevitáveis baixas na vida, espiritual e emocionalmente, você está com problemas. Mas isso não é verdade na vida? A vida é uma série de subidas e descidas. A vida tem pontos altos e baixos.

Os pontos altos são bons e os baixos são sofridos e há algo dentro de cada um que deseja somente estar nos pontos altos. Todos querem segurar o máximo possível do céu na terra.

Há na Bíblia um relato de quando Jesus esteve com seus discípulos em uma montanha e lá eles tiveram uma experiência única, espiritual, e eu acredito, emocional também. Quando Jesus estava pronto para descer, seus discípulo imploraram “será que não podemos ficar aqui um pouco mais?”

Você não consegue passar tempo demais. Não consegue preencher demais suas reservas. Não consegue oferecer sua vida o suficiente para Deus. O amor o conquista e você quer ser conquistado. Isso é um ponto alto espiritualmente falando. O estudo bíblico está acontecendo, você está lá. A adoração no culto está acontecendo, você está lá. Tem versículo para decorar, você está decorando. Se existir espuma de batismo para banheira, você está usando. Não há outro lugar em que você queira estar. Nada mais para o que queira se dedicar. Jesus Cristo é o foco total de seu coração e devoção. Esse é um sistema de pressão alta. Proporciona um dia de sol e estabilidade em sua vida. Se você já o viveu e prestou atenção, vem uma corrente de ar e de repente, um sistema de baixa pressão se forma. Nuvens e tempestades cobrem  o mapa do tempo de sua alma. A chuva e os ventos frios passam por seu coração e por sobre uma série de escolhas , e você abandona seu primeiro amor. O que você vai fazer quando isso acontecer? O que você vai fazer se já tiver acontecido? Como você recomeça a caminhada para um lugar novo na jornada espiritual que estava fazendo? Que passos você toma na queda espiritual? Bem Apocalipse 2, também nos dá as respostas: Passo 1 – o primeiro passo nessa jornada – v. 5, Jesus diz: “lembre-se”

Alguém aqui consegue lembrar de quando estava tão faminto espiritualmente que não conseguia ir embora daqui?

Você não se importava se o culto fosse muito comprido, ou se fosse de uma hora e meia, ou de duas horas. Não importava.

ORAÇÃO DA CONCORDÂNCIA

Pai celestial, se eu for honesto tenho que admitir que tens me perseguido com seu amor por um longo tempo agora. O Senhor provou que me ama deixando seu Filho Jesus morrer em meu lugar por causa dos meus pecados. Ele pagou o preço. E Deus, o Senhor o ressuscitou – por que? Tudo porque me amas. Pai, eu quero começar um relacionamento de amor com o Senhor. Ou, algumas pessoas podem orar assim… Pai eu quero permanecer num relacionamento de amor contigo. Apesar dos sentimentos que vão e vem, dos altos e baixos, eu me comprometo hoje, pela fé, a confiar simplesmente que vou fazer minha jornada de volta para casa, para ti. E obrigado, Pai, por me deixar saber que quando eu chegar, o Senhor estará lá para me abraçar  e me dar asa boas vindas, em tua presença para sempre. Amem.