Serviço

Definição e visão

Todo Crente um Ministro

Missão e objetivos da Base de Serviço:

Sensibilizar e motivar toda a igreja para servir com excelência a Deus e aos outros, ajudando as pessoas no descobrimento do seu MOLDE, e oferecendo treinamento e oportunidade de servir.

Estratégias da Base de Serviço

Iniciativas internas (dentro da IDF)

Processo de inserção do individuo em um ou mais ministérios

a) Entrevistas

Avaliação da vida cristã e do caráter de cada membro para:
· Que a pessoa conheça a si própria e conheça o seu perfil (MOLDE);
· Motivar e direcionar para que venha a atuar em algum ministério;
· Relembrar sobre as responsabilidades que o entrevistado tem em sua vida, olhando desta forma para a disponibilidade do seu tempo e para aquilo que deseja fazer.
Pela experiência através dos anos, temos encontrado pessoas que se encaixam em uma dessas quatro áreas: Pronto para servir; Precisa de tempo para cura (espiritual ou emocional); Já está servindo; ou Quer iniciar um ministério novo.
· Através do apoio dos lideres das diversas faixas etárias, será montada uma equipe de entrevistadores (indicados pelos lideres para a sua faixa etária) para o levantamento do perfil junto à membresia. Estas mesmas pessoas podem ser utilizadas como representantes da Base de Serviço na sua faixa etária);
· Utilizando como base o material direcionador da entrevista, este roteiro de entrevista será reformulado para melhor ajudar a equipe de novos entrevistadores a desempenhar com excelência sua função.

b) CLASSE 301 – “Comprometidos com o ministério”

Descobrir as características pessoais para o ministério e assumir o compromisso em desenvolver e usar os dons espirituais e talentos dados por Deus para servi-lo na Igreja com alegria.
· Será montada uma equipe de voluntários para auxiliar a Base a ministrar este curso. Esta equipe será treinada e capacitada;
· Aprimorar a promoção. Exemplo: através dos membros que já realizaram o curso para que possam motivar outros a também fazê-lo;
· Esta CLASSE 301 deverá ocorrer uma vez por mês;
· Todos os voluntários envolvidos na IDF serão incentivados a fazer o curso;
· Promover o comprometimento através de desafios pessoais.

c) Curso Perfil do Ministro

O curso possibilita à pessoa o descobrimento de sua paixão, identificando onde irá servir melhor; o conhecimento de seus dons espirituais, que vai indicar o que ele vai fazer quando estiver servindo; e a sua personalidade, que vai indicar como ele irá servir.
· Será anualmente ajustado o número de professores que ministram este curso;
· Aprimorar a promoção. Exemplo: através dos membros que já realizaram o curso para que possam motivar e contagiar outros a também fazer o curso;
· O curso deverá ocorrer freqüentemente, acompanhando o crescimento da membresia;
· Buscar novas literaturas para o apoio do curso.

d) CLASSE 310 – Treinamento para lideres de ministérios (com a Escola de Liderança)

Será uma classe que irá dar os fundamentos para os entrevistadores ajudarem os membros a desenvolver os seus dons e servir da melhor maneira em seu ministério, com uma alegria contagiante.
· O material para o curso deverá ser traduzido e preparado (este item será realizado em parceria com a Base de Discipulado, e este material deverá conter os objetivos básicos, qualificações, habilidades, expectativas e ferramentas necessárias para servir como um entrevistador que fará parte da equipe de Serviço);
· Será montada uma equipe de voluntários para auxiliar a Base a ministrar esta CLASSE 310. Esta equipe será treinada e capacitada.

e) Reconhecimento e estímulo ao ministro/servo

Reconhecer, motivar e estimular a membresia a continuar servindo.
· Realizar eventos onde os voluntários em destaque serão reconhecidos e premiados;
· Estabelecer critérios para Premiação Anual
· Promover e realizar um jantar em honra aos voluntários;
· Elaborar, promover e realizar um calendário para exposição dos ministérios dominicalmente na banca;
· Pegando carona em um evento de destaque realizado na igreja, montar um planejamento para a apresentação da Feira de Ministérios (este evento ocorrerá uma vez por ano).

f) Celebrando a Recuperação

Compartilhar e celebrar o poder de Deus na vida das pessoas e oferecer um ambiente seguro onde as pessoas quebradas possam experimentar o amor de Cristo e o poder recuperador de Deus.
· Tendo como exemplo os modos segundo os quais Jesus agiu: mostrando amor de formas práticas; e mostrando que nós, como Igreja, nos importamos com todos;
· Oferecer um espaço seguro onde não só estejam sem medo mas, o mais importante, possam partilhar suas lutas e feridas sem recriminação e risco de exposição (em parceria com todas as outras Bases);
· Em parceria com a Base de Comunhão, promover condições para que ocorram relacionamentos edificantes para construir redes de amizades espirituais que tragam graça e verdade às nossas vidas;
· Em parceria com a Base de Comunhão, promover condições para que haja uma restauração continua, fazendo com que haja uma profunda convicção de que todos nós precisamos de restauração e de que só está qualificado para ajudar o seu próximo aquele que, pessoal e continuamente, tem consciência da graça diária que o mantém de pé;
· Levar a pessoa a viver a verdadeira liberdade e paz à medida exata em que nos submetamos aos limites demarcados pela vontade de Deus. Essa vivência inclui o respeito aos limites pessoais (domínio próprio) e inter-pessoais;
· Em parceria com a Base de Adoração, valorizar a música no contexto de restauração pelo seu poder de ensino, libertação, encorajamento, alinhamento, evangelização e comunhão.

g) Estruturação de uma base de dados

Viabilizar e disponibilizar uma lista dos recursos humanos com suas disponibilidades e áreas de atuação, visando uso pelas demais Bases, Faixas Etárias e Ministérios.

Auxílio a Ministérios

h) Ministério da Hospitalidade

Prestar suporte aos diversos ministérios da igreja no que se refere à hospedagem acolhedora em casas de membros. Incentivar a membresia a abrir suas casas, se cadastrando para receber nossos irmãos que estejam a serviço do Reino de Deus aqui em nossa cidade.

i) Ministério Afeto

Oferecer auxílio e fortalecimento espiritual a todas as pessoas que estão passando ou que passaram por uma experiência com câncer.
· Acompanhar e suportar o grupo que está em fase “embrionária”;
· Promoção deste ministério junto à Igreja e à comunidade;
· Ajudar na elaboração de iniciativas para levantar recursos.

Ministério de Ação Socia
l

Gerenciar e fazer bom uso dos recursos destinados à Ação Social. Gerenciamento e ampliação do Fundo de Socorro à Membresia via parcerias, objetivando suprir necessidades “emergenciais”. Administrar e viabilizar os recursos materiais e financeiros, estabelecendo critérios de utilização destes recursos.

Instrumentos operacionais de implementação

Para auxiliar a implementação da atuação da Base de Serviço existem alguns instrumentos operacionais específicos.
Operacionalizar a política de atendimento familiar praticando atividades de assistência social junto à comunidade de Viamão.
Nossa cidade tem uma significativa necessidade, que apresenta diversos problemas sociais e necessita de políticas de atendimento à demanda social. Desta forma materializaremos nossa ação social através da criação de uma associação. Ela será uma entidade civil de utilidade pública municipal, e será uma instituição que visará operacionalizar a política de atendimento familiar praticando atividades de assistência social.
Para atingir seus objetivos, além da participação da IGREJA DEUS É FIEL em Viamão (entidade mantenedora), a associação contará também com VOLUNTÁRIOS SOCIAIS, que fornerão recursos materiais, físicos e humanos. A associação contará com maior número de voluntários possíveis, dentre eles profissionais da área de medicina, de psicologia, de farmácia, de direito, de odontologia e de serviço social. Os voluntários serão pessoas da comunidade.
Os projetos da ASSOCIAÇÃO são: atendimento familiar; atendimento médico; atendimento jurídico; atendimento psicológico; brechó e bazares; geração de renda; farmácia comunitária; e encontro da saúde.

Fundo de Socorro à Membresia

Gerenciamento e ampliação deste Fundo, buscando parcerias com os membros da Igreja.

Campanhas de arrecadação

Participamos das campanhas de arrecadação junto à membresia para levantar os seguintes itens: alimentos, roupas em geral, equipamentos e utensílios.

Campanhas de Saúde

Realizar, em parceria entre Igreja e ASSOCIAÇÃO, trabalho de medicina preventiva em diversas áreas (hipertensão arterial, saúde bucal, acuidade visual e outras) que abrangerão os seguintes itens:
· Desenvolver programas de prevenção nas áreas da medicina, educação e orientação, através de campanhas e de palestras realizadas por profissionais e voluntários;
· Formar e orientar equipes de trabalho que estejam buscando qualidade de vida para pessoas atendidas pelo projeto.