Amor em Ação

Projeto AMOR EM AÇÃO.

I. JUSTIFICATIVA:
Vivemos um momento histórico desconfortável, marcado pelo fenômeno da globalização, agravamento da questão social e sua consequência natural de desequilíbrios, mascaramentos, conflitos, desigualdades, exclusões. As comunidades mais humildes e desprovidas de condições econômicas encontram-se em situação de vulnerabilidade social, sendo fortemente atingida por este processo, fato que vem ocorrendo diante de nossos olhos, em números cada vez mais expressivos. Portanto, encontramos-nos diante de uma situação que desafia os serviços sociais e a igreja a apresentarem alternativas que possibilitem a sua inclusão destes, a fim, de resgatar inclusive, a dignidade da pessoa humana como cidadãos de direitos e deveres.
Neste sentido, colecionamos pesquisa como demonstração desta afirmação, onde revela os inúmeros fatores que contribuem significativamente para determinar os processos que levam a sociedade entrar em vulnerabilidade social;
“O conceito de vulnerabilidade começou a ser trabalhado na área dos direitos humanos e mais tarde foi incorporado ao campo da saúde com os trabalhos realizados sobre AIDS na Escola de Saúde Pública de Harvard por Mann et al (1993). As primeiras discussões articulavam dois estratos de visibilidade: pessoas que eram discriminadas socialmente, tais como homossexuais e usuários de drogas; e a doença – AIDS – associada ao medo e à moral. Essa composição inicial – grupos específicos que remetiam a questão de medo e moral – levou à ampla disseminação do conceito de “grupo de risco” .

Com intuito de cumprirmos o nosso papel como igreja e membros da sociedade, no ano de 2013 iniciamos o Projeto Amor em Ação, desenvolvido por um grupo de pessoas, membros da Igreja Deus é Fiel, situada na Av. Senador Salgado Filho 8715 – Viamão – RS, com trabalho social de distribuição de alimentos, palestras educativas e suprimento de outras necessidades básicas da comunidade.
Desta forma, buscamos acompanhar e estabelecer vínculos com os moradores do Município de Viamão, a fim de identificar necessidades essenciais desta população, dando um suporte espiritual e material, aos seus lares. Porém, o principal motivo que leva os participantes a integrarem este projeto é o Amor pelos necessitados, desabrigados, desprovidos, rejeitados, abandonados, carentes e a esperança de uma vida melhor, digna e respeitável.

II. OBJETIVO:
O projeto Amor em Ação é um trabalho desenvolvido com pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade social, nas comunidades carentes do Município de Viamão. Uma equipe se desloca até os locais de maior concentração dos moradores, aborda, oferece acompanhamento e estabelece vínculos, a fim de identificar as maiores necessidades desta população.

a) Objetivo geral:
Resgatar a função social que a igreja deve exercer nas comunidades através do amor de Cristo, que é e foi demonstrado de uma maneira prática, palpável, suprindo necessidades materiais, emocionais e espirituais.

b) Objetivos específicos:
Objetivando dar efetividade a este desafio, visando a inclusão produtiva e a  busca de oportunidade de trabalho aos moradores do Município de Viamão, com parcerias de profissionais gabaritados e capacitados para a realização de funções abaixo descritas:
1) Distribuição de alimento as comunidades necessitadas;
2) Conscientizar a população que existe uma perspectiva melhor de vida, através de palestras;
3) Buscar tratamento, em caso de necessidades, para problemas como alcoolismo, drogas e demais vícios;
4) Oferecer curso de computação básica a comunidade, a fim de oportunizar a inserção no mercado de trabalho;
5) Orientação jurídica para comunidade;
6) Cortes de cabelo;
7) Auxílio enfermagem, com controle de pressão, controle de diabetes e higiene pessoal;
8) Artesanato;
9) Escolinha de futebol;
10) Oficinas de teatro e dança;
11) Reforço escolar;
12) Aula de violão
13) Buscar parcerias junto aos órgãos responsáveis para confecção de carteiras de trabalho e outros documentos necessários

III. ESTRATÉGIAS DE TRABALHO:
a) Durante a semana os voluntários do projeto irão se empenhar e arrecadar doações das instituições a qual o projeto tem parcerias;
b) Todos os sábados os voluntários se reúnem na sede da Igreja Deus é Fiel, situada na Av. Senador Salgado Filho 8715 – Viamão – RS, para estabelecer estratégias de trabalho, preparar alimentos e organizar detalhes para realização de todas as funções inseridas no projeto.
c) O trabalho a ser implantado terá duração de quatro a cinco horas e serão ministrados dois ou três objetivos citados acima, por sábado.

IV. CONSIDERAÇÃO FINAL:
Deste modo, acreditamos que este projeto seja um instrumento para melhorar as condições de vulnerabilidade dentro das comunidades, em especial as situadas dentro do Município de Viamão. Entendemos a importância da sociedade e da igreja como parte desta sociedade, se inserir neste contexto, a fim de cooperar para que seja resgatada a dignidade humana de cada indivíduo, fazendo isto através do amor de Cristo primeiramente e proporcionando condições de “ressocializar” famílias que se sentem excluídas devido ao contexto econômico e social em que vivem atualmente.