8º Dia – Viver o sétimo passo com Deus

Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2014

TEXTOS BASE:

1º Cr.13:13 e 14.
13 Pelo que Davi não trouxe a arca para si, para a Cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu.14 Assim, ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha.

2º Sm 6:13 a 15.
13 Sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.
14 Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho.
15 Assim, Davi, com todo o Israel, fez subir a arca do Senhor, com júbilo e ao som de trombetas.

A – INTRODUÇÃO: PARA TER A VITÓRIA FINAL, PRECISO ME VALER DA ARCA.

A cidade de Jerusalém, no tempo de Jesus, não aproveitou a oportunidade da visitação d’Ele, não se valeu da Arca, Jesus Cristo. E aquele que era a um momento preparado para a maior vitória daquele povo, se tornou um momento da maior assolação, pois não aproveitaram a oportunidade de receber Jesus Cristo na extensão do que Ele era o Filho de Deus.

Lc 19: 37,38,41-44.
37 E, quando se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou, jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto,
38 dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!
41 Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou
42 e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos.
43 Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco;
44 e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.

A conseqüência foi que veio o cerco e a destruição dos muros da cidade no ano 70 depois de Cristo pelos romanos. Achavam que o humanamente estavam preparados para a guerra, mas esqueceram o que havia de mais importante, a consagração e a entrega de suas vidas a Jesus Cristo.

Essa grande derrota veio porque não quiseram dar o sétimo passo com Deus, como Davi o deu.

Precisou dar o sétimo passo com Deus e me habilitar como Davi da Arca para ter todas as vitórias na minha vida.

2º Sm 8:6 e 14.
6 Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi e lhe pagavam tributo; e o Senhor dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.
14 Pôs guarnições em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas ficaram por servos de Davi; e o Senhor dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.

DECLARE PROFÉTICAMENTE:
EU VOU DAR O SÉTIMO PASSO COM DEUS. EU VOU ME VALER DA UNÇÃO DA ARCA, VOU ME FORTALECER NO SENHOR O DEUS DA MINHA SALVAÇÃO, E ELE ME LEVARÁ A DAR 7 PASSOS D’ELE. EU VOU DAR OS SETE PASSOS COM  DEUS NO SALMO 18

B – QUANDO EU DOU O SÉTIMO PASSO COM DEUS, ELE DÁ COMIGO O PASSO:

1º – DA INDIGNAÇÃO CONTRA OS INIMIGOS.

Salmo 18:7.  Então, a terra se abalou e tremeu, vacilaram também os fundamentos dos montes e se estremeceram, porque ele se indignou.

2º – DO LIVRAMENTO.

Salmo 18:16 e 48.
16  Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas.
48  o Deus que me livrou dos meus inimigos; sim, tu que me exaltaste acima dos meus adversários e me livraste do homem violento.

• Das muitas águas (povos)
  • Dos que me aborrecem.
  • Dos homens violentos.
  • Do forte inimigo.

3º – DA DELEGAÇÃO DE FORÇA.

Salmo 18: 32,34 e 39.
32  O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho, 34  Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze. 39  Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim.

4º – DA VINGANÇA.

Salmo 18:14.
14  Despediu as suas setas e espalhou os meus inimigos, multiplicou os seus raios e os esbaratou.

5º – DA HONRA.

Salmo 18: 28 e 43.
28  Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o SENHOR, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas. 43  Das contendas do povo me livraste e me fizeste cabeça das nações; povo que não conheci me serviu.

6º – DA SALVAÇÃO.

Salmo 18:3-6.
3  Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos. 4  Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror. 5  Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. 6  Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos.

7º – DA BENEGNIDADE QUE HONRA MINHA FAMÍLIA.

Salmo 18:50. É ele quem dá grandes vitórias ao seu rei e usa de benignidade para com o seu ungido, com Davi e sua posteridade, para sempre.

C – CONCLUSÃO: JUSTIFICADOS POR GRAÇA

Tito 3:4 a 7. 4  Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, 5  não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6  que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7  a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

Ap. Marco Aurélio M. Cruz – 51-8161-8041
IGREJA DEUS É FIEL