5º Dia – O passo da conquista

CAMPANHA DOS SETE PASSOS PARA SE VALER DA ARCA
Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2014

TEXTOS BASE:

Js 4:5 e 9.
 5   um de cada tribo, e disse-lhes: Passai adiante da arca do SENHOR, vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante sobre o ombro uma pedra, segundo o número das tribos dos filhos de Israel,
 9   Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar em que, parados, pousaram os pés os sacerdotes que levavam a arca da Aliança; e ali estão até ao dia de hoje.

Js 5:8 e 9.
 8   Tendo sido circuncidada toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam.
9   Disse mais o SENHOR a Josué: Hoje, removi de vós o opróbrio do Egito; pelo que o nome daquele lugar se chamou Gilgal até o dia de hoje.

Js 6:8 e 16.
 8   Assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, com as sete trombetas de chifre de carneiro diante do SENHOR, passaram e tocaram as trombetas; e a arca da Aliança do SENHOR os seguia.
 16   E sucedeu que, na sétima vez, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos entregou a cidade!

2Sm 5:7 a 10
7   Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi.
8   Davi, naquele dia, mandou dizer: Todo o que está disposto a ferir os jebuseus suba pelo canal subterrâneo e fira os cegos e os coxos, a quem a alma de Davi aborrece. (Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará na casa.)
9   Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; foi edificando em redor, desde Milo e para dentro.
10   Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.

A – INTRODUÇÃO

Þ    Davi tinha conquistado Jerusalém e sabia que tinha que conquistar a paz ao seu redor para poder desfrutar da sua cidade. Para isso ele trouxe a Arca para Jerusalém. Tinha que dar esse passo profético de conquista e assim o fez.

Þ    A conseqüência disso nós vemos em 2Sm 8: 1-3, 6 e 14:

 1   Depois disto, feriu Davi os filisteus e os sujeitou; e tomou de suas mãos as rédeas da metrópole.
2   Também derrotou os moabitas; fê-los deitar em terra e os mediu: duas vezes um cordel, para os matar; uma vez um cordel, para os deixar com vida. Assim, ficaram os moabitas por servos de Davi e lhe pagavam tributo.
3   Também Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, foi derrotado por Davi, quando aquele foi restabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates.

 6   Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi e lhe pagavam tributo; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.
14   Pôs guarnições em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas ficaram por servos de Davi; e o SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ia.

Þ    Davi precisava valer-se da Arca para conquistar e assim se habilitou ao maior tempo de conquistas de sua vida.

Þ    Da mesma maneira vemos Josué, também se valeu da Arca da Aliança para iniciar e concluir sua conquista de Canaã. Josué deu passos corretos e assim se valeu da Arca e conquistou toda Canaã vencendo 33 reis.

 

Declare profeticamente: Entendo que preciso dar o passo da conquista para viver as maiores conquistas da minha vida me habilitando neste ano Apostólico de 2014..

 

B – PARA EU DAR O PASSO DA CONQUISTA:

EM 1º LUGAR: O MEU CHAMADO NÃO PODE SER UM PESO

I Co 9:16 e 17

16   Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!
17   Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada.

Þ    Os sacerdotes não se preocupavam em levar sobre seus ombros o peso da Arca – eles o faziam com disposição, orgulho e alegria. Quando tocaram as águas do Jordão o rio se abriu e eles pararam no meio do Jordão.

Þ    Josué escalou 12 homens para carregar as pedras do Jordão para fazer um memorial Apostólico na terra da conquista.

Þ    Quando não sentimos como peso levar a Arca, isto é, a Obra do Senhor, Ele envia aqueles que irão carregar o que seria pesado para nossa vida. A Obra do Senhor não deve ser um peso de obrigação.

 

EM 2º LUGAR: TENHO DE ME CURAR DAS FRAGILIDADES. (PASSAR PELA DOR DA CIRCUNCISÃO)

Þ    A dor que vem de Deus traz habilitação para entrar na terra da conquista, nos faz esquecer a dor do Egito e do deserto.

 

EM 3º LUGAR: NÃO POSSO VIVER SÓ DAS LEMBRANÇAS DA GLÓRIA DO PASSADO.

Þ    O mesmo que abriu o Mar Vermelho é o que abre o Jordão, e é o que te habilita às novas conquistas.

 

EM 4º LUGAR: TENHO QUE ME ENVOLVER COM O QUE VOU CONQUISTAR. (DESCALÇAR AS SANDÁLIAS)

Þ    A pedido do Príncipe dos Exércitos que lhe daria as grandes conquistas, Josué tirou suas sandálias e se envolveu com o que era a vontade de Deus, e que Deus já separava para ele conquistar.

Þ    Era mais do que um ato profético, era uma “simbiose espiritual” do homem formado da terra, com a terra que fazia parte dos planos de conquista de Deus.

 

EM 5º LUGAR: FAZER COM QUE A ARCA, JESUS, SEMPRE ME ACOMPANHE. (A ARCA OS SEGUIA COM PODER)

Ap. 11:19

19   Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada

 

C – QUANDO DOU O PASSO DA CONQUISTA:

  • Deus nos entrega os inimigos e seus bens.

Js 6:1 e 2
 1   Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava.
2   Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes
.

  • Todas as resistências do inimigo caem.

Js. 6:20
 20   Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram.

  • Quem servia ao inimigo servem, em Cristo, a mim.

Js. 6:25
 25   Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.

 

  • Eu me torno temido e reconhecido como conquistador.

Js. 6:27
 27   Assim, era o SENHOR com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.

D – CONCLUSÃO.

Hb 9:4, 15 e 22
4   ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança;
15   Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
22   Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.

 

Ap. Marco Aurélio M. Cruz – 51-8161-8041
IGREJA DEUS É FIEL

 

 

 

 

 

 

 

Igreja Deus é Fiel + Igreja Luz da Vida – Juntos Somos Melhores
Transformando Vidas nos propósitos de Deus