2º Dia – O passo da libertação

CAMPANHA DOS SETE PASSOS PARA SE VALER DA ARCA
Terça-Feira, 11 de Fevereiro de 2014

TEXTO BASE:

2 Sm 6 : 6 – 11, 13 – 15.

6 Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram.7 Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus.8 Desgostou-se Davi, porque o Senhor irrompera contra Uzá; e chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.9 Temeu Davi ao Senhor, naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?10 Não quis Davi retirar para junto de si a arca do Senhor, para a Cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu.11 Ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa.

13 Sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.14 Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho.15 Assim, Davi, com todo o Israel, fez subir a arca do Senhor, com júbilo e ao som de trombetas.

João 8 : 36

36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

A  – INTRODUÇÃO:

UZÁ FOI IRREVERENTE E PRECISA DE LIBERTAÇÃO.

A Arca da Aliança era Sagrada e ninguém podia tocá-la, por isso quando o Senhor a mandou construir colocou argolas e, pôs varais através dos quais os sacerdotes poderiam carregá-la. Ex 25: 14 e 15. (14 meterás os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca.15 Os varais ficarão nas argolas da arca e não se tirarão dela.)

Uzá deveria tocar apenas no lugar que lhe era permitido, ou seja nos varais, mas por não ser alguém liberto, foi irreverente e assim morreu junto a Arca.

B – UZÁ PRECISAVA DE LIBERTAÇÃO, POIS FOI:

* Precipitado – Não raciocinou que quem cuidaria da Arca seria o Senhor da Arca.

* Negligente – Tocou no que era Santo sem estar habilitado.

* Zeloso extremado – foi acima do seu dever (segurar apenas os varais).

* Displicente – Achou-se intocável como Saul (que fez sacrifícios no lugar de Samuel)

DAVI DEIXOU TRÊS MESES A ARCA DA ALIANÇA COM OBEDE EDOM, POIS TAMBÉM PRECISAVA  DAR O PASSO DA LIBERTAÇÃO.

B1 – DAVI PRECISAVA SER LIBERTO TAMBÉM, POIS:

* Se enfureceu com Deus.

* Teve medo de Deus.

* Não quis se valer da Arca.

* Colocou a Arca na casa de um filisteu.

B2– DEPOIS DE TRÊS MESES DAVI ESTAVA LIBERTO, POIS:

– Discerniu que era tempo da Arca estar em Jerusalém.

– Foi zeloso pela Santidade de Deus (fazia sacrifícios).

– Foi equilibrado, não foi religioso.

– Soube do seu limite, foi humilde diante dos valores de Deus.

C – QUANDO VOCÊ DÁ O PASSO DA LIBERTAÇÃO DE DAVI, VOCÊ VIVE

O SALMO 84 : 5 – 12.
5
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, 6 o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva.7 Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião.8 Senhor, Deus dos Exércitos, escuta-me a oração; presta ouvidos, ó Deus de Jacó! 9 Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. 10 Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade. 11 Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente. 12 Ó Senhor dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.

LIBERTO ENTÃO:

(EM 1º LUGAR), VOCÊ PASSA A SER MAIS INTÍMO DE DEUS (USO A ESTOLA SACERDOTAL QUE NÃO PODERIA)

(EM 2º LUGAR) LIBERTO, VOCÊ RECEBE TUDO QUE OS REBELDES (SAUL) DESPREZARAM (JERUSALÉM)

(EM 3º LUGAR) LIBERTO, VOCÊ SE ALIMENTA DAQUILO QUE SÓ OS UNGIDOS SE ALIMENTAM (PÃES DA PROPOSIÇÃO)

1 Sm 21: 6
6 Deu-lhe, pois, o sacerdote o pão sagrado, porquanto não havia ali outro, senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do Senhor, quando trocados, no devido dia, por pão quente.

(EM 4º LUGAR) LIBERTO, VOCÊ PASSA TER ACESSO À ARMAS MAIS PODEROSAS:

1Sm 21 : 9 – Respondeu o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem mataste no vale de Elá, está aqui, envolta num pano detrás da estola sacerdotal; se a queres levar, leva-a, porque não há outra aqui, senão essa. Disse Davi: Não há outra semelhante; dá-ma.

(EM 5º LUGAR) LIBERTO, DEUS ZELA POR VOCÊ COMO VOCÊ ZELA PELOS SEUS VALORES (MICAL ESTÉRIL).

D – CONCLUSÃO – CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE OS LIBERTARÁ

Ap. Marco Aurélio M. Cruz – 51-8161-8041