1º Dia – Desejar ter a Arca em Jerusalém

Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 2014

TEXTO BASE:

II Sm 6:11 a 13.
11  Ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o SENHOR o abençoou e a toda a sua casa.
12 Então, avisaram a Davi, dizendo: O SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi.
13  Sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.

Salmos 132:8
Levanta-te, SENHOR, entra no lugar do teu repouso, tu e a arca de tua fortaleza.

A – INTRODUÇÃO:

Estamos começando hoje a campanha de jejum e oração “OS SETE PASSOS PARA SE VALER DA ARCA”, vamos aprender a vencer como Davi. Todos sabemos que Davi retirou a arca das mãos dos filisteus – e após a morte de UZÁ a arca ficou na casa de OBEDE- EDOM – Mas o desejo de Davi era levar a arca para Jerusalém – entendeu que a vontade e o tempo do Senhor havia se cumprido, ele soube da casa de OBEDE-EDOM, a prosperidade estava sobre aquela casa, e aquele era o sinal para que Davi trouxesse a arca para Jerusalém, – Ele começou a fazer uma marcha, a cada 6 passos a marcha parava, tinham significados espirituais – há um tempo de Deus para que possamos dar esses passos.

Nos dias de Saul ninguém se valeu da arca, mas Davi nessa caminhada de retorno trás com alegria, com todas as suas forças, demonstrando os valores espirituais, o quanto sua determinação em entregar ao Senhor a Arca.

A marca verdadeira de um servo de Deus estava sobre Davi, ele tinha marcas apostólicas que o habilitaram a levar a Arca para dentro de sua Cidade, Jerusalém.

A Arca representa Jesus que quer se alegrar conosco  e com a nossa casa, a nossa família.

DAVI TINHA SEGREDOS ESPIRITUAIS QUE O FIZERAM SE VALER DA ARCA.

DAVI DEU PASSOS EM DIREÇÃO A JERUSALEM.

A CADA PASSO ELE FAZIA SACRIFÍCIOS A DEUS, POIS TINHA MUITO A AGRADECER AO SENHOR.

B – DAVI ERA UM HOMEM GRATO A DEUS.

1º crônicas 29:12-15 e 18.
12  Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força.
13  Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome.
14  Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos.
15  Porque somos estranhos diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não temos permanência.
18  SENHOR, Deus de nossos pais Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre no coração do teu povo estas disposições e pensamentos, inclina-lhe o coração para contigo;

DAVI ERA UM HOMEM GRATO E NÃO QUERIA VER A ARCA FORA DE SUAS CONQUISTAS FEITAS PARA O SENHOR.

O DESEJO DE DAVI ERA TER A ARCA DO SENHOR EM JERUSALÉM:

• POIS SABIA DE ONDE DEUS O CHAMARA E AONDE CHEGARA.
  • PORQUE VIU QUE A ARCA PROSPERARA A CASA DE OBEDE-EDOM.
  • PORQUE QUERIA ESSA PROSPERIDADE EM JERUSALÉM.
  • POIS SABIA QUE TUDO QUE HAVIA RECEBIDO VINHA DE DEUS.
  • PORQUE AMAVA AO SENHOR E A SUA OBRA.
  • PORQUE TINHA UM CORAÇÃO PARA AGRADAR A DEUS.

PRECISAMOS RECEBER A ARCA, RECEBER JESUS, COM A HONRA QUE ELE MERECE NA NOSSA VIDA.
Mc.11:8-10.
8  E muitos estendiam as suas vestes no caminho, e outros, ramos que haviam cortado dos campos.
9  Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!
10  Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas!

C – QUANDO EU TENHO A ARCA (JESUS) NA MINHA JERUSALÉM:

EM 1º LUGAR, EU ME REVISTO DE ALEGRIA E DE VESTES ESPIRITUAIS

14  Davi dançava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho.
Is.61:3.
3  e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.

EM 2º LUGAR, EU RECEBO TANTO DO SENHOR QUE ATÉ DÁ PARA REPARTIR.

2º SM 6:18 e 19.
18  Tendo Davi trazido holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do SENHOR dos Exércitos.
19  E repartiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, tanto homens como mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas. Então, se retirou todo o povo, cada um para sua casa.

EM 3º LUGAR EU NÃO ME ABALO COM AS CALÚNIAS DOS INVEJOSOS.

2º Sm 6:20 e 21.
20 Voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer!
21  Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado.

EM 4º LUGAR, A PALAVRA DA MINHA BOCA TEM PODER CONTRA OS REBELDES.

2º Sm 6:22 e 23.
22  Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto às servas, de quem falaste, delas serei honrado.
23  Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.

D – CONCLUSÃO – TEM QUE ESQUECER AS COISAS QUE PARA TRÁS FICARAM.

Isaías 52:1
Desperta, desperta, reveste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupagens formosas,
ó Jerusalém, cidade santa; porque não mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo.

Ap. Marco Aurélio M. Cruz – 51-8161-8041
IGREJA DEUS É FIEL