TRANSFORMADOS E GUIADOS POR CRISTO!

Mensagem ministrada pelo Pr. Marco Aurélio no culto de celebração da família, domingo, 9 de agosto de 2015

TRANSFORMADOS POR CRISTOTEXTO BASE:

Rm 12.1-2 – “1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Jo 3.3-6 – “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.”

INTRODUÇÃO:

Transformado é aquilo que foi alvo de transformação, que se conseguiu modificar, alterar, modificado, diferente.

O grande segredo de uma vida vitoriosa, é ser transformado por Deus, viver um novo nascimento. Aquele que é transformado, que nasceu em Cristo, não é mais guiado por sua carne, mas sim pelo Espírito Santo de Deus!

O princípio básico de uma relação com Deus chama-se novo nascimento. Não tem como termos uma vida abundante sem viver um novo nascimento. Muitas pessoas estão na Igreja, mas não vivem a plenitude que Deus tem para eles, pois sofrem do “efeito Nicodemos”: quando Nicodemos foi procurar a Jesus, ele perguntou como poderia ser uma pessoa como Jesus e seus discípulos, pois ele via uma diferença neles, algo que ele, Nicodemos, queria viver. Jesus disse a ele que importava nascer de novo.

O INFERNO TENTA NOS IMPEDIR DE VIVERMOS UM NOVO NASCIMENTO (SERMOS TRANSFORMADOS), FAZENDO COM QUE VIVAMOS:

  1. UMA VIDA HUMANA E MATERIALII Co 5.6-7 – “Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; 7visto que andamos por fé e não pelo que vemos.”

A pessoa nunca consegue enxergar a ótica espiritual. Enfrenta uma luta e já quer ficar de mal com Deus. Fica enferma, desiste de orar. Em um relacionamento carnal com Deus, onde não há experiências espirituais, a pessoa não consegue enxergar o que Deus enxerga.

  1. UMA SIMULAÇÃO E NÃO UMA TRANSFORMAÇÃO Jo 4.20 – “Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.”

A pessoa pensa que é um cristão, mas não é. Como a mulher, que queria saber do lugar correto para se adorar, mas estava com sua vida sentimental destruída. Vivem de aparências e de uma postura religiosa. Querem trabalhar na Igreja, mas não se abrem para um novo nascimento.

  1. UMA VIDA NA CARNE – II Co 4.16 – “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”

A carne não se transforma, ela é corrompida. Por isso, precisamos viver no Espírito, pois mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, nosso homem interior é renascido e se renova. No entanto, se meu homem interior não renasceu, se eu não vivo no Espírito, minha carne vai se deteriorando, não podendo suportar minha caminhada.

COMO RECEBER ESTE PODER TRANSFORMADOR DO NOVO NASCIMENTO, QUE ME FAZ SER GUIADO POR DEUS?

  1. NASCENDO DE NOVO EM CRISTO – Jo 3.3 – “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Você precisa renascer em Cristo, nascer do Espírito.

Assim, nada vai tirar a alegria do seu coração, nada vai roubar o poder de Deus na sua vida, você será levantado por Deus para ser diferenciado. Há uma Palavra de poder na sua boca! Receba este poder para nascer de novo, deixe fluir em você o poder transformador de Deus. Deixe que Ele cumpra o que foi determinado para o seu espírito. Espelhe a glória do Senhor!

  1. PELO CONHECIMENTO DO MEU SER ESPIRITUAL – Gl 2.20 – “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

Preciso entender quem eu sou espiritualmente. Ser cristão é ter cristo vivo em mim! Quando você descobre isso, sabe que você é separado, santo, ungido e que o Senhor te colocou assentado ao lado dele. Se no mundo espiritual as coisas são determinadas por autoridade, Jesus tomou toda autoridade de Satanás e a entregou à Igreja!

E porque não exercemos a autoridade de Cristo? Porque temos que ser transformados em nosso entendimento, pela revelação que Ele coloca na sua vida. Deixemos de ser manipulados por sentimentos carnais! Nós somos a imagem e a semelhança de Jesus Cristo! É Ele que vive em nós!

  1. PELO PODER DA GRAÇA – 2ª CO 12.7-9 – “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.8Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

O poder de Cristo repousa sobre nossas vidas. A unção quebra todo jugo, tira todos os males. Enquanto nossa carne está sofrendo, nosso espírito está se renovando, por isso, a tribulação se torna leve e momentânea.

Quando sou um homem espiritual, estou resolvido, a graça do Senhor me basta. Se eu estou sendo perseguido e caluniado, Deus tem um propósito. As minhas vitórias não estão na minha carne, as minhas vitórias estão no meu espírito!

Envolva-se com a eternidade, você vai para lá! Mergulhe na glória de Deus!

CONCLUSÃO:

EVIDÊNCIAS DO NOVO NASCIMENTO

A PESSOA NASCIDA DE NOVO:

OUVE A PALAVRA DE DEUS
CRÊ NO FILHO DE DEUS
AMA A JESUS CRISTO
É UM PACIFICADOR
CONSERVA-SE A SI MESMO
PRATICA A JUSTIÇA
NÃO VIVE NA PRÁTICA DE PECADO
É CORRIGIDO
VENCE O MUNDO

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é vitória que vence o mundo, a nossa fé.” I João 5:4. A pessoa vencida pelo mundo, que volta ao mundo, talvez tenha um tipo qualquer de religião, mas não tem Cristo. Os filhos de Deus vencem o mundo, em vez de serem vencidos por ele.

Você já nasceu de novo? Examine-se à luz da Palavra de Deus. “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3

AS BÊNÇÃOS DA TRANSFORMAÇÃO

  1. VOCE SERÁ GUIADO PELO ESPIRITO
  2. O INIMIGO NÃO MAIS VAI TE CONFUNDIR
  3. VITÓRIA SOBRE TODA AÇÃO DA TUA CARNE