SER MADURO E DEIXAR DE SER MENINO NA FÉ

Mensagem ministrada pelo Apóstolo Marco Aurélio no culto de celebração da família, domingo, 11 de Janeiro de 2015.

imagesTEXTO BASE:

Jr 1.1-6 – “Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim; a ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom e rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado; e também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, e ainda até ao quinto mês do exílio de Jerusalém. A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.”

 INTRODUÇÃO:

Maturidade é efeito ou circunstância da pessoa que se encontra numa fase adulta; estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento: maturidade comportamental, mental etc. Momento do que se encontra no último estágio do desenvolvimento.

 Eu declaro que neste ano sua vida vai ser diferente e nunca mais será a mesma. Você precisa deixar Deus fazer a ser a diferença em sua vida, levando você a entender que nascemos, crescemos e vivemos, ou seja:

Existe um tempo para sermos crianças e um tempo para sermos maduros na fé. Ser infantil espiritualmente falando é uma tremenda fuga, pois a pessoa pode passar a vida toda se escondendo detrás de suas deformações e fugindo de suas responsabilidades, exatamente como Jeremias.

O Diabo quer que sejamos eternamente “meninos na fé”. Uma criança pode aceitar qualquer coisa, e até mesmo ser enganada. Mas quem é “grande”, é maduro, vai desejar coisas grandes e boas, tem um discernimento diferenciado. Neste ano você vai crescer espiritualmente, desenvolvendo a sua maturidade através da sua intimidade com Deus, e abandonando toda a meninice espiritual!

TRÊS AÇÕES PELAS QUAIS O INFERNO TENTA NOS FAZER MENINOS NA FÉ:

1º) NOSSAS OPÇÕES – Escolher entre várias coisas aquela que se pode ou deseja ter; ou preferir. O Diabo quer te fazer ter opções erradas, para que elas mesmas te enredem. Quem é criança não sabe escolher.

2º) SIMULAÇÃO – É Fingir o que não é, aparentar, reproduzindo e imitando certos aspectos de situações ou processos, de modo mais ou menos aproximado e controlado. O inferno faz de tudo para roubar a nossa autenticidade, nos levando a simular determinadas situações. É como brincar, por exemplo, de casinha, papai e mamãe ou ter um amiguinho imaginário. Hoje em dia, Muita gente apenas simula uma relação com Deus, por exemplo, brincando de ser crente.

3º) FRUSTRAÇÃO – É uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstrui o alcance de um almejo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. É comparável à raiva.

As fontes da frustração podem ser internas ou externas. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta; causas externas da frustração, por outro lado, envolvem condições fora do controle da pessoa, tais como uma estrada bloqueada ou falta de dinheiro, por exemplo.

Em termos de psicologia, o comportamento passivo-agressivo é um método de lidar com a frustração. Quando esta não funciona, outra “solução” comumente adotada é uma “regressão” (inconsciente, consciente ou simulada) a um comportamento infantil e mimado, geralmente visando comover ou sensibilizar terceiros através de algum tipo de apelação emocional.

Crianças tendem a confiar, mas também se decepcionam facilmente com determinadas situações. Sentimos-nos frustrados quando não somos maduros suficientes para sabermos onde e em quem vamos fundamentar as nossas expectativas.

PARA VENCER A MENINICE ESPIRITUAL É PRECISO VIVER Jr 1.7 e 8 – “Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.”:

1) VENÇA A INFANTILIDADE – (Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança ) I Co 13.11 – “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.”

Infantilidade é estado daquele que é infantil, que possui um comportamento característico das crianças.

2) VENÇA A REBELDIA (porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. ) Dt 5.29 – “Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!”

Rebeldia é o ato de rebelar-se, de não-conformidade, reação, oposição, resistência, birra, teimosia.

3) VENÇA O MEDO (Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR) II Cr 20.3 – “Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.”

Medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo. É também uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

E QUANDO DEIXAMOS DE SER MENINOS NA FÉ ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER O GRANDE DO SENHOR –

Jr 1.9 e 10 – “Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.”

  • TOCAR NA BOCA – CAPACITAÇÃO PARA REALIZAR
  • PONHO NA TUA BOCA AS MINHAS PALAVRAS – SUPRIMENTO PARA REALIZAR
  • HOJE TE CONSTITUO SOBRE AS NAÇÕES E SOBRE OS REINOS – AUTORIDADE PARA DESFAZER AS OBRAS DAS TREVAS E REALIZAR PARA O SENHOR