EXERCER O DOM DE GOVERNO PARA REALIZAR O IMPOSSÍVEL

Mensagem ministrada pelo Ap. Marco Aurélio no culto de celebração da família, Domingo, 03 de Maio de 2015

Coro Espada e Globo de Santo Estevao Rei da HungriaTEXTO BASE:

Ne 6.15-16 – “Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinqüenta e dois dias. 16 Sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios nossos circunvizinhos e decaíram muito no seu próprio conceito; porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra.”

INTRODUÇÃO:

O feito de Neemias era algo impossível. Todas as oposições, todas as ameaças, o povo despreparado, enfim, realizar a obra em 52 dias, era a realização de um impossível. Se o comando da situação estivesse nas mãos do inimigo, certamente a obra não se completaria.

A condição de domínio, o governo, foi exercido por Neemias, pois o comando estava em suas mãos! O inimigo não ditava as regras, mas Neemias ditava o compasso e a velocidade da obra.

QUEM VAI DETERMINAR SE A OBRA NA SUA VIDA ACONTECERÁ NO PRAZO DETERMINADO, NÃO SÃO AS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS VOCÊ, NO EXERCÍCIO DO DOM DE GOVERNO!

Significado de Governar: Administrar, governar o país com firmeza e sabedoria, reger, dirigir, ter autoridade, regular o andamento, conduzir.

QUEM REALIZA O IMPOSSÍVEL? DEUS OU EU?

­­­­­­­­­­­O religioso crê que só Deus faz o impossível. Então por que os religiosos não vivem o impossível? Por que Deus não faz, ou por que Deus não age nele?

Há alguns anos atrás surgiu um livro: Os supercrentes! Foi uma tentativa religiosa de dizer que os cristãos estavam se sentindo muito poderosos, foi uma crítica. A religião tenta refutar tudo que ela não pode viver, e sempre tenta ridicularizar o que ela não é capaz de fazer.

Se Deus habita em nós para que façamos apenas o que é possível, então por que temos Deus?

Saiba que a obra que Deus te deu é impossível, Deus nos chamou para viver o impossível, sempre!

1 Co 2.9 – “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

Sl 60.12 – “Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.”

Deus realiza o impossível, e nós somos agentes de Deus. Exercer o dom de governo é saber que na hierarquia espiritual Jesus é o cabeça, nós somos o seu corpo, e o inimigo está debaixo dos nossos pés.

QUANDO SOMOS DOMINADOS PELO IMPOSSÍVEL:

Deixamos de exercer o governo;
Somos paralisados;
Somos derrotados antes de lutarmos;
Não temos voz de comando;
O Inimigo se assenhora da situação e toma o domínio.

Neemias, apesar de todas as oposições, nunca foi governado. Ele governava tudo: sentimentos, dificuldades, e o próprio povo. Deus governa quando eu, que sou o Seu corpo, não desfaleço, mas me disponho a governar.

COMO EXERCER ESSE GOVERNO E REALIZAR O IMPOSSÍVEL?

  1. TOME AS RÉDEAS DA SITUAÇÃO –

2 Sm 8.1 – “Depois disto, feriu Davi os filisteus e os sujeitou; e tomou de suas mãos as rédeas da metrópole.” – Como Davi, é necessário sempre sujeitar os filisteus e tomar as rédeas da situação.

Muitos não conseguem ter o comando pois são sujeitados aos filisteus, dependem de opiniões, dependem de pessoas, dependem dos seus sentimentos. Outros vivem atrás de sinais, vivem inseguros, esperam mil confirmações.

Há quem demore anos para tomar uma decisão e dar um simples passo. Tome as rédeas! Sujeite o que sempre te sujeitou. Quem tem as rédeas nunca será comandado pelas circunstâncias, nem pelos seus sentimentos doentios, mas sempre terá convicções na palavra, na promessa.

Há ainda os que não tomam as rédeas por medo! Vão deixando a coisa acontecer para ver no que é que dá. Tudo que você não comanda vai dar mal, pois o diabo tentará comandar.

Tome as rédeas! Davi exercia o governo desde de sua meninice. No desafio de Golias, um passou para o outro, o rei deixou para o exército, o exército deixou para o general, o general deixou para o rei, e Davi tomou para si o desafio.

DECLARE COM FÉ: “DEUS QUER HOMENS QUE TOMEM AS RÉDEAS, PARA QUE REALIZEM IMPOSSÍVEIS PELO SEU PODER.”

COMO EXERCER ESSE GOVERNO E REALIZAR O IMPOSSÍVEL?

  1. MANTENHA A PALAVRA PROFÉTICA FIRME EM TUA BOCA –

Js 3.12-13 – “Tomai, pois, agora, doze homens das tribos de Israel, um de cada tribo;13 porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, pousem nas águas do Jordão, serão elas cortadas, a saber, as que vêm de cima, e se amontoarão.”


Js 4.1-3 E 11-14 – “Tendo, pois, todo o povo passado o Jordão, falou o SENHOR a Josué, dizendo:2 Tomai do povo doze homens, um de cada tribo,3 e ordenai-lhes, dizendo: Daqui do meio do Jordão, do lugar onde, parados, pousaram os sacerdotes os pés, tomai doze pedras; e levai-as convosco e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite11 Tendo passado todo o povo, então, passou a arca do SENHOR, e os sacerdotes, à vista de todo o povo.12 Passaram os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, armados, na frente dos filhos de Israel, como Moisés lhes tinha dito;13 uns quarenta mil homens de guerra armados passaram diante do SENHOR para a batalha, às campinas de Jericó.14 Naquele dia, o SENHOR engrandeceu a Josué na presença de todo o Israel; e respeitaram-no todos os dias da sua vida, como haviam respeitado a Moisés.”

Deus fez milagres através de Josué. Ele governou o povo com o governo apostólico. Era necessário ser respeitado, Moisés era morto e o povo confiava em Moisés. Muitos no meio do caminho começam a fraquejar. Desistem da promessa.

QUEM GOVERNA MANTÉM A PALAVRA. O rio Jordão vai abrir, andem! Estamos andando, mas ainda não abiru! Vai abrir! E se não abrir! Toquem os pés e ele se abrirá!

Há pessoas que perdem o governo e não realizam impossíveis porque não mantém na sua boca, viva a palavra que Deus lhe deu, escolhem outro caminho, não são convictas na promessa, nunca vêem o rio se abrir pois sempre desistem antes. O povo não lhes dá crédito, pois sempre diminuem seus desafios de acordo com o crescimento de sua incredulidade na palavra. Mantenha essa palavra viva na tua boca e vá, e governe, o impossível vai acontecer.

COMO EXERCER ESSE GOVERNO E REALIZAR O IMPOSSÍVEL?

  1. NÃO TENHA MEDO DE ENFRENTAR O DESAFIO –

I Rs 18.19 e 22.-24 – “Agora, pois, manda ajuntar a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo que comem da mesa de Jezabel.22 Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.23 Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; escolham eles para si um dos novilhos e, dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo24 Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra!” –

Eram 450 profetas contra Elias. Quem governava?
Quem estava acima de quem?
Quem é você?
Quem é maior, o que está em nós ou o que está no mundo?

O impossível é tudo aquilo que o diabo esconde atrás dos teus medos. Nada é impossível diante da Igreja.

Elias exerceu este governo, e o impossível se tornou possível. Na verdade, sempre foi possível, no Espírito, sempre foi possível.

O milagre apenas esperava por um homem que encarasse o desafio e não fosse governado pelo medo, mas governasse desafiando o inimigo. Desafie seus limites, desafie seus medos, não seja governado pelos profetas de Baal, nem por Jezabel. Governe, e realize impossíveis.

CONCLUSÃO

Gn 1.28 – “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.”

Assuma a sua postura de servo de Deus ungido. Desfaça tua religiosidade. Exerça o dom de governo e o Senhor te levará a viver impossíveis.