CHEGA DE SE SENTIR…

Mensagem ministrada pelo Ap. Marco Aurélio no culto dos jovens, sábado 11 de Outubro de 2014.

Banner_face_se_sentirTEXTO BASE: Êxodo 2. 11- 23

INTRODUÇÃO:

Hoje está muito comum vermos nas redes sociais as pessoas postando a seguinte frase no status: “se sentindo…” triste, com raiva, apaixonado, decepcionado.

A cada dia que passa, se torna mais comum demonstrarmos de forma errada o que estamos sentindo. Entregamos nossos sentimentos no lugar e da forma errada, como se, fazendo isso, nos sentíssemos melhor.O problema não é nossos sentimentos em si, pois todos sentimos coisas, mas como lidamos com nossos sentimentos, como os expomos e qual a prioridade que damos para eles!

Não podemos crescer com essa inconstância emocional e com a síndrome do “me vejam”. O que parece é que muitos têm uma forte bipolaridade nas redes sociais! E até na vida real…

Precisamos crescer e “deixar de se sentir”. Vamos ver hoje como podemos deixar de “nos sentir”, para vivermos uma vida bem resolvida.

Em momentos de dificuldade, somos tentados a viver pelo que estamos sentindo, e sempre será neste momento que iremos decidir qual nível de maturidade iremos lidar com nossos problemas.

Vamos ver o início da vida de alguém que foi considerado “amigo de Deus”.

Êxodo 2.11-23

11 Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus.

12 Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia.

13 No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: “Por que você está espancando o seu companheiro? “

14 O homem respondeu: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio? ” Moisés teve medo e pensou: “Com certeza tudo já foi descoberto! “

15 Quando o faraó soube disso, procurou matar Moisés, mas este fugiu e foi morar na terra de Midiã. Ali assentou-se à beira de um poço.

16 Ora, o sacerdote de Midiã tinha sete filhas. Elas foram buscar água para encher os bebedouros e dar de beber ao rebanho de seu pai.

17 Alguns pastores se aproximaram e começaram a expulsá-las dali; Moisés, porém, veio em auxílio delas e deu água ao rebanho.

18 Quando as moças voltaram a seu pai Reuel, este lhes perguntou: “Por que voltaram tão cedo hoje? “

19 Elas responderam: “Um egípcio defendeu-nos dos pastores e ainda tirou água do poço para nós e deu de beber ao rebanho”.

20 “Onde está ele? “, perguntou o pai a elas. “Por que o deixaram lá? Convidem-no para comer conosco. “

21 Moisés aceitou e concordou também em morar na casa daquele homem; este lhe deu por mulher sua filha Zípora.

22 Ela deu à luz um menino, a quem Moisés deu o nome de Gérson, dizendo: “Sou imigrante em terra estrangeira”.

23 Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas gemiam e clamavam debaixo da escravidão; e o seu clamor subiu até Deus.


Para parar de SE SENTIR …

1 – LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ NÃO É MAIS UMA CRIANÇA

11 Certo dia, sendo Moisés já adulto …”

Você já teve a oportunidade de cuidar ou estar perto de um bebê? É engraçado porque no mesmo minuto em que ele está sorrindo pra você, ele pode começar a chorar.

Sabe por que? Pelo simples fato de que um bebê ainda não saber lidar com suas emoções.

Vemos no texto uma atitude infantil de Moisés. Ele matou uma pessoa por não saber como lidar com uma questão que poderia ser resolvida de outra forma.

Muitas vezes estamos vivendo desta forma, temos atitudes inconsequentes por não saber lidar com nossas emoções. Desde coisas menores, como colocar um post “se sentindo irritado” até uma atitude drástica como uma tentativa de homicídio.

OBSERVAÇÃO: Muitos jovens vivem sem conversar com irmão, com o pai ou a mãe. Estão vivendo como crianças mimadas. HOJE é dia de mudanças.

Para parar de SE SENTIR …

2 – PARE DE ENTERRAR SEUS PROBLEMAS

12 Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia.

Moisés enterrou o egípcio na areia, resolvendo o problema de forma superficial.

Expor seus problemas e sentimentos de forma errada não vai trazer a solução correta, ou seja, tratando e acabando com o que está gerando esses sentimentos e atitudes negativas.

Quando não temos maturidade para pensar antes de agir, começamos a enterrar as coisas sem resolvê-las. Não tenha medo e encare de frente os seus problemas!

Para parar de SE SENTIR …

3- ENFRENTE SEUS PROBLEMAS

15 Quando o faraó soube disso, procurou matar Moisés, mas este fugiu e foi morar na terra de Midiã. Ali assentou-se à beira de um poço.

Somos tendenciosos a fugir dos nossos problemas. Moisés fugiu de algo que deveria enfrentar, por mais dura que fosse a pena do Faraó sobre a vida dele.

Estamos na Estação Crescimento em nossa igreja e uma das muitas caraterísticas desta estação é o discipulado, que nos direciona a expor nossas menores e maiores dificuldades e a enfrentá-las de forma saudável. Uma das ferramentas para isso é o C.R.

Pense agora em alguns dos problemas que você precisa resolver:

1-    Familiar

2-    Afetivo

3-    Liderança

4-    Vida profissional ou acadêmica

Moisés fugiu não só da consequência, mas também da prestação de contas, deixando algo mal resolvido em sua vida. Encare seus problemas de frente!

“Os problemas são inevitáveis. Mas ser derrotado por eles é uma escolha que fazemos.”(Anônimo)

Para parar de SE SENTIR …

4- FAÇA EXATAMENTE O QUE DEUS LHE DIRECIONAR

Nos capítulos 3 e 4…

“Ora, o Senhor tinha dito a Moisés, em Midiã: “Volte ao Egito, pois já morreram todos os que procuravam matá-lo”.
Então Moisés levou sua mulher e seus filhos montados num jumento e partiu de volta ao Egito. Levava na mão a vara de Deus.” Êxodo 4. 19-20

 

Deus diz a Moisés como ele deveria agir e retornar ao Egito para libertar o povo.

Vemos Moisés voltando com outro nível de maturidade. Ele ainda se sentia incapaz, imaturo… Veja:

Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito? ” Êxodo 3.11

Porém, mesmo diante deste sentimento, ele escolheu fazer o que Deus havia mandado!

Precisamos começar a fazer exatamente o que Deus tem nos pedido para que possamos crescer. Moisés por muitas vezes foi questionado, colocado à prova, mas tudo isso contribuiu para o crescimento dele.

Ele já não agia mais pelos seus impulsos, ele ouvia a voz de Deus. Nosso problema é que muitas vezes ouvimos a todos, menos a Deus.

Lembre-se: ao passar por um momento de crescimento, Deus é quem lhe aprovou, Ele já acreditava em você. decida ser e fazer tudo aquilo que Ele tem pedido que você seja e faça.

Para parar de SE SENTIR …

5- VIVA UMA VIDA DE INTIMIDADE COM DEUS

“Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento.
Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava de pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda.
Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés”. Êxodo 33. 8-9

Moisés saiu com o povo do Egito, foi um tempo de crescimento real, mas consolidou seu crescimento ao ter de enfrentar um povo imaturo no deserto.

“2 No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão.” Êxodo 16.02

Pense como Moisés precisava ser maduro para lidar com estas pessoas e seus problemas. Alguém como ele, que teve uma atitude irresponsável, teve que aprender a lidar com problemas de ingratos (falta de maturidade).

Mas sabe como Moisés se tornou responsável? Tendo intimidade com Deus. Gosto de pensar que enquanto o povo reclamava, do tipo: “ se sentindo triste”, “ se sentindo com fome”, “se sentindo cansado de comer maná”… e blá blá blá…. Moisés conversava com Deus, enquanto passava pelas mesmas dificuldades que o povo.

Vários capítulos nos mostram esses diálogos entre eles.

“Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.” Êxodo 14.15

“Quando Moisés se dirigiu ao povo e transmitiu-lhes todas as palavras e ordenanças do Senhor, eles responderam em uníssono: “Faremos tudo o que o Senhor ordenou”. Êxodo 24.3

“Quando Moisés subiu, a nuvem cobriu o monte,
e a glória do Senhor permaneceu sobre o monte Sinai. Durante seis dias a nuvem cobriu o monte. No sétimo dia o Senhor chamou Moisés do interior da nuvem.
Aos olhos dos israelitas a glória do Senhor parecia um fogo consumidor no topo do monte.
Moisés entrou na nuvem e foi subindo o monte. E permaneceu no monte quarenta dias e quarenta noites.”
Êxodo 24:15-18

Mas o versículo que chama muito minha atenção é o de Êxodo 33.11:

11 O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.

Falava como quem falava com um amigo. Uau!

Agora sim, conseguimos entender, de um “playboy” do palácio inconsequente, após passar por muitas coisas, se tornou amigo de Deus. Só iremos crescer quando ouvirmos a voz de Deus e sermos Seus amigos.

CONCLUSÃO

Qual será sua atitude hoje?

Parar de “SE SENTIR”, para começar a viver o melhor de Deus, uma vida equilibrada!

Decida crescer para se tornar um amigo de Deus.

35 eles viam que o seu rosto resplandecia. Então, de novo Moisés cobria o rosto com o véu até entrar de novo para falar com o Senhor. Êxodo 34.35

A presença de Deus nos enche ao ponto de brilharmos. Toda vez que Moisés se encontrava com Deus, ele saía da tenda mais parecido com ELE. Troque seus status por:

SE SENTINDO… IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS.