A VERDADE SOBRE A ANSIEDADE

Mensagem ministrada pelo Ap. Marco Aurélio no culto de celebração da família, domingo 12 de Outubro de 2014.

ansiedade_exageradaTEXTOS BASE:
“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor.” Sl. 23.4  e  Sl 23.2 – “Ele me guiará pelas águas tranquilas” Sl. 23.2

 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” – Mt. 6: 33-34.

INTRODUÇÃO:
O QUE É UM MITO?
Mito = 1. Relato sobre o seres e acontecimentos imaginários acerca dos primeiros tempos ou de épocas heróicas
Mito = 2. Narrativa de significação simbólica, transmitida de geração em geração dentro e determinado grupo, e considerada verdadeira por ele.
Mito = 3. Idéia falsa, que distorce a realidade ou não corresponde a ela.
Mito = 4. Pessoa fato ou coisa real valorizados pela imaginação popular, pela tradição, etc. Mito = 5. Fig. Coisa ou pessoa fictícia, irreal; fábula.

Alguns deles têm criado até mesmo depressão! “Quebre os Mitos do Sofrimento.”
VAMOS QUEBRAR O MITO DA ANSIEDADE!

Todos nós ficamos ansiosos por muitas coisas diferentes e o mito por detrás da ansiedade é este:

MITO: “Eu posso controlar as coisas ao me preocupar com elas.”
É exatamente isso que pensamos e é por isso que ficamos ansiosos. Pensamos que a nossa ansiedade vai controlar o incontrolável.
Se eu me preocupar com o meu esposo, meus filhos, meu casamento, meu trabalho ou com a economia; se eu me preocupar com estas coisas, talvez possa controlar o incontrolável. Este é um dos mitos que nos fazem sofrer.

A verdade é que a ansiedade não realiza nada para você. Ela apenas faz você sofrer. Ela não leva a nada.
Jesus nos ensinou em Mateus 6 algo muito importante. Lá Jesus nos fornece razões pelas quais não devemos ficar ansiosos e Ele nos diz a verdade acerca da ansiedade porque a verdade nos liberta. Agora, eu tenho que dizer que, provavelmente, o mandamento mais difícil de obedecer na Bíblia não está nos Dez Mandamentos que diz: Não roubarás”, “não adulterarás” ou “não dirás falso testemunho”…

O pior de todos está em Filipenses 4:6 que diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma…”
Você diria que isto é realmente difícil?

E mais, se Deus diz a você para não se preocupar com nada, o que quer que Ele diga a você para fazer, Ele sempre proverá os meios para que você faça.
Você sabia que a raiz da palavra “preocupação” na língua inglesa vem de uma palavra que significa “sufocar”, “estrangular”?
E a ansiedade, como nada mais, sufoca tirando a vida de você. Ela sufoca a sua felicidade, tirando-a de você. A palavra grega para preocupação significa literalmente “uma mente dividida” e há um “cabo-de-guerra” puxando você e isso faz você sofrer.

Qual é a verdade acerca da inquietação, acerca da preocupação, acerca da ansiedade?
Se as águas de tua vida andam agitadas? Temos um porto seguro, onde você hoje encontrará aqui segurança e descanso. Abra sua mente e seu coração, porque Deus tem uma Palavra especial para transformar sua vida!

A VERDADE SOBRE A ANSIEDADE. Salmo 23

A REALIDADE SOBRE A ANSIEDADE É QUE ELA…

É IMPRODUTIVA
É IRRACIONAL
É PREJUDICIAL

É DESNECESSÁRIA
Salmo 23 é o salmo mais querido da Bíblia; ele nos apresenta como Deus realmente é. É uma autêntica fotografia de Deus.
O quanto mais conhecemos a Deus, mais facilidade teremos para confiar nEle.
Nós todos temos ansiedades de estimação: finanças, trabalho, relacionamentos pessoais, casamento, filhos, saúde física etc.

 Como disse na introdução, ansiedade é algo problemático por três razões: ela é improdutiva, irracional e nociva.

ELA É IMPRODUTIVA PORQUE NUNCA PRODUZ OU RESOLVE COISA ALGUMA.
É como se movimentar, mas sem sair do lugar. É como acelerar o motor do carro com o câmbio em ponto morto. Você faz bastante barulho, mas não vai a lugar algum. Ansiedade nunca resolveu qualquer tipo de problema. Ansiedade não pode alterar coisa alguma do nosso passado.

Ansiedade não pode controlar o nosso futuro; ela serve apenas para tornar o nosso presente miserável. É improdutiva. É imprestável.

ELA É IRRACIONAL. ELA AMPLIFICA SEUS PROBLEMAS, TORNANDO COLINAS EM MONTANHAS. ELA SIMPLESMENTE FAZ COM QUE OS PROBLEMAS PAREÇAM CADA VEZ MAIORES.

O quanto mais você pensa a respeito de uma dificuldade, maior ela fica. Preocupar-se sobre algo que você não tem controle é inútil. Preocupar-se sobre algo que você tem controle é estupidez … Faça o que precisa ser feito e pronto. Em ambos os casos, não fique ansioso!

ELA É PREJUDICIAL. O ORGANISMO HUMANO NÃO FOI FEITO PARA FICAR ANSIOSO; É CONTRÁRIO À SUA NATUREZA. QUANDO VOCÊ FICA ANSIOSO VOCÊ CONTRAI ÚLCERAS, FICA COM DOR NAS COSTAS, DOR DE CABEÇA, INSÔNIA.

ELA É DESNECESSÁRIA: VOCÊ NÃO PRECISA DE ALGO QUE NÃO LHE ACRESCENTE NADA NA VIDA.
Fomos criados não para cultivar ansiedade. Plantas e animais não ficam ansiosos. A única criação de Deus que sofre de ansiedade são as pessoas. Nós ficamos ansiosos, mas não fomos criados para ficar ansiosos. A ansiedade nos torna infelizes e doentios.

Ninguém é ansioso de nascença; é algo que se aprende. É necessário prática para se ficar bom nisso! A boa notícia é que se ansiedade é algo que se aprende, então ela pode ser desaprendida.

QUAL É A FORMA DE QUEBRAR O MITO DA ANSIEDADE?

CONFIAR QUE DEUS VAI CUIDAR DE MIM
“O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta.” – Sl. 23.1)

Se eu creio que Deus cuidará de mim, eu não vou ficar ansioso. Como que o fato de tornar Deus o nosso pastor serve de antídoto contra estresse?
Você precisa saber o que o pastor faz:

O pastor supre as necessidades. Provê alimentação e abrigo, que são as necessidades básicas da ovelha
O pastor protege. Ele defende contra inimigos e perigos.
O pastor guia. Ele mostra o caminho quando a ovelha está confusa, sem saber para onde ir.
O pastor corrige. Qualquer dificuldade ou problema que aparece, ele corrige.

 O FATO EXTRAORDINÁRIO É O SEGUINTE:

Deus tem prometido trazer essas quatro bênçãos especiais para sua vida, se você confiar nEle, se você convidá-Lo para ser o seu pastor. Ele diz “Eu suprirei suas necessidades. Eu protegerei você. Eu dirigirei a sua vida. Eu farei a correção dos problemas na sua vida … se você me conceder a oportunidade de ser o seu pastor.”

Is. 40.11 “Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o SENHOR cuidará do seu povo.”

 Deus está dizendo “Eu cuidarei de você, guiarei, protegerei, corrigirei. Eu vou lhe ajudar, se você me conceder a oportunidade de ser o seu pastor.”
Deus se torna ainda mais específico em Fp. 4.19: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”

Isso não significa que Deus vai fazer todas as suas vontades.
Há diferença entre necessidades e vontades.
Se Deus fizesse todas as suas vontades, você seria a criatura mais egoísta do universo. Ele não vai satisfazer todas as suas vontades. Eventualmente, você ficaria descontente. Mas Deus está dizendo:

 “Eu suprirei todas as suas necessidades.”

Deus está dizendo: “Eu suprirei.” Ele não está dizendo “talvez” ou” vou pensar a respeito” ou “possivelmente.” Isso significa que o caráter de Deus está em jogo aqui. Ele vai cumprir o que disse ou Ele é um mentiroso. Quando Deus faz uma promessa, Ele coloca o próprio caráter em jogo. Ou Ele cumpre o que prometeu, ou Ele é um mentiroso.

Deus está dizendo: “Eu suprirei todas …” Qual é a abrangência da palavra “todas”?

Contas a pagar? Prestações? Necessidades espirituais? Necessidades financeiras? Saúde física? Relacionamentos quebrados? Sim. Todas as necessidades.

 Se Deus promete suprir todas as suas necessidades, dar proteção, dar direção e corrigir os problemas na sua vida, será que sobra alguma coisa com que você possa se preocupar? Nada!

 Uma vez que você adquire uma apólice de seguro, você não precisa se preocupar com as coisas asseguradas. Se alguma coisa acontecer, tudo o que estiver assegurado lhe será restituído.

Na Bíblia há mais de 20.000 promessas – essa é a cobertura que Deus coloca sobre a sua vida. Quando você se apropria dessas promessas, sobra alguma coisa com que ficar ansioso?

Se Jesus Cristo é o seu Pastor, ficar ansioso não é somente improdutivo, irracional e prejudicial – é desnecessário. A ansiedade não é uma atitude nada cristã!

Cultivar ansiedade é uma atitude ateísta. Equivale a dizer que Deus não irá cumprir o que Ele prometeu, que Ele não irá suprir as minhas necessidades e, portanto, eu terei que dar um jeito na situação. Cada vez que você fica ansioso, você está se comportando como um ateísta.

Ansiedade é ateísmo na prática; é dizer que Deus não vai fazer o que Ele disse que faria.

COMO DEUS SE TORNA O MEU PASTOR?
Deus não é o Pastor de todas as pessoas. Ele é somente Pastor daqueles que Lhe dão a oportunidade de serem pastoreados.

PARA VOCÊ QUEBRAR O MITO DA ANSIEDADE DENTRO DE VOCÊ:

RECEBA JESUS COMO SEU SALVADOR E SENHOR – Sl. 23:1ª – “O SENHOR é o meu Pastor.”

O Senhor não pode ser o seu Pastor, enquanto o Pastor não for o seu Senhor. Os dois caminham juntos. Não se pode pedir que Ele seja Pastor sem permitir que Ele também seja Senhor. É necessário deixar de agir em lugar de Deus, e deixar que Deus seja Deus.

O que significa ser Senhor? Significa estar no controle. Senhor simplesmente significa aquele que está no comando. Hoje em dia dizemos chefe, gerente geral, CEO, presidente. Senhor significa aquele que está no controle, no topo, que dá as ordens.

Jesus Cristo é o Senhor da sua vida se Ele é quem dá as ordens na sua vida. Caso contrário, Ele não é o Senhor. E se Ele não é Senhor, Ele não é o Pastor. Porque o Senhor é o meu Pastor.

 Receber Jesus como Senhor tem três significados:

Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem … as minhas ovelhas ouvem a minha voz, e elas me seguem.” – Jo 10.14,27.

As três palavras que descrevem o significado de ter Jesus como Senhor:
conhecer a Jesus,
ouvir a Jesus e
seguir a Jesus.

É assim que Deus assume o comando.
Toda ansiedade que temos – seja ela qual for – é uma questão relacionada a estarmos ou não no controle da situação.

A ansiedade, em essência, é o medo de não estarmos no comando da situação.

Ansiedade é sempre uma tentativa de se controlar o que é incontrolável.

Ansiedade é assumir uma responsabilidade que Deus nunca planejou nos dar.

Sempre que você tenta controlar aquilo que é incontrolável (filhos, a economia do país, o meio ambiente etc.) você sentirá ansiedade.

Ansiedade é um sinal de alerta. É um sinal de que você está tentando controlar demais. Esta é a raiz da ansiedade. Toda vez que você começa a sentir ansiedade é porque você está tentando controlar algo que você não pode controlar.

Quem está no controle da sua vida? O próprio Deus é quem nos concede essa escolha. Ele não se impõe na vida de pessoa alguma.

Há duas opções: eu posso estar no controle da minha vida ou colocar nas mãos de Deus o controle da minha vida. Deus não aceita ser copiloto. Deus sabe o que é bom para a nossa vida, melhor do que nós mesmos. Ele tem o poder para fazer com que coisas boas aconteçam, mas mesmo assim Ele nos dá a opção de escolha.

Se você está comandando a sua própria vida, você está agindo em lugar de Deus.

Agir em lugar de Deus é a raiz da ansiedade.

Toda vez que você assumir o lugar de Deus, você vai ficar ansioso.

Quando a gente tenta controlar coisas que estão fora do nosso controle há uma voz no nosso interior que diz: “A quem você está querendo enganar? Você sabe que você não é Deus e tanto você quanto Deus sabe da sua incapacidade.” É, simplesmente, um questão de quem está no comando das coisas.

Se você está no controle da sua vida, sem levar em conta a direção de Deus, você tem toda a razão para ficar ansioso. A maior parte de tudo o que acontece em nossa vida está fora do nosso controle. Portanto, há razões de sobra para a ansiedade.

Por outro lado, se Deus é quem está no comando da sua vida e Ele é o seu Senhor e seu Pastor, você sabe que Ele pode controlar todas as coisas, e você não precisa se preocupar. Eu escolho Jesus como o Senhor da minha vida.

COLOQUE TODA A SUA VIDA DIANTE DE DEUS – Sl. 23:1b“de nada terei falta.”

Fale com Deus a respeito de tudo que lhe causa ansiedade.

NÃO ENTRE EM PÂNICO, APENAS ORE!

Simplesmente converse com Deus. Ele deseja a sua amizade, a sua comunhão. Você não tem tempo para orar? Mas você tem tempo para ficar ansioso? Se nós orássemos por tudo o que nos traz ansiedade, nós teríamos bem menos coisas com que nos preocupar.

A ansiedade não muda coisa alguma, a oração muda tudo!

“Não se preocupe com nada, ore por tudo.” – David Jeremiah!

Ansiedade é agitação que não produz coisa alguma. Enquanto que a oração nos coloca em contato com Deus que pode mudar todas as coisas. Toda vez que eu sinto ansiedade, eu fico diante de duas opções: eu posso entrar em pânico ou eu posso orar.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” – Fp. 4.6,7

 Em tudo. Não ore simplesmente por coisas religiosas.

A maioria das pessoas, quando ora, faz orações que acha que Deus quer ouvir. Ore por tudo. Se for suficiente para produzir ansiedade, então é suficiente para ser apresentado em oração. A habilidade de Deus é maior que a nossa ansiedade.

 “Lancem sobre Deus toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês.” – I Pe. 5.7

Lançar significa = descarregar, despejar.

A palavra grega literalmente significa soltar, liberar. Oração é uma incrível terapia de combate ao estresse.

Tudo – seja lá o que for que lhe deixa estressado, irritado, agitado. Lance tudo sobre Ele. Descarregue sobre Ele.

O problema é que a maioria de nós lança ansiedade do mesmo jeito que a gente pesca. Lançamos nossas ansiedades e, logo depois, PUXAMOS o anzol de volta.

VIVA UM DIA DE CADA VEZ – Sl. 23:2 – “Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas”
Focalize, concentre-se em viver um dia de cada vez.
“Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.” – Mt. 6:34.

 Jesus está dizendo: não abra o guarda-chuva enquanto não estiver chovendo.

 Hoje é o amanhã sobre o qual você se preocupou ontem.

Quando ficamos ansiosos não alteramos coisa alguma a respeito do que já passou; não podemos controlar o que vai acontecer no futuro. Portanto, simplesmente estragamos o nosso presente. Os acontecimentos futuros podem nos amedrontar. Assim sendo, Deus nos dá o futuro em segmentos de 24 horas! Viva um dia por vez!

Jesus nos ensinou na conhecida “Oração do pai nosso” – Mt. 6.11 “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.”
Vencer a ansiedade é uma escolha a ser feita diariamente.
Não existe um comprimido para a cura da ansiedade.
Não existe um curso, sermão ou livro que nos impeça de ficar ansiosos. Não existe uma experiência espiritual pela qual possamos passar e que nos torne imunes contra ansiedade.

O antídoto para ansiedade é uma questão de escolha diária, às vezes, hora após hora, momento após momento.

Em que dizemos “Eu creio que o Senhor é o meu Pastor” ou “Eu sou o meu próprio senhor!”

Quem está comandando a minha vida? Quem está dando as ordens? Se eu é que estou no comando, então eu tenho razão de sobra para ficar ansioso. Mas se Deus está no comando, a responsabilidade é dEle e Ele tem capacidade para dar conta do recado.

O que é que deixa você ansioso? O que é que tira você do sério, que leva você a indagar “Será que algum dia as coisas vão dar certo?” O que é que, quando lhe vem à mente, provoca um “frio” no estômago?

Eu não sei o que possa ser, mas não importa. Deus sabe. Deus sabe exatamente tudo o que se passa com você.

“O seu Pai Celestial já sabe perfeitamente o que vocês precisam e lhes concederá todas essas coisas se vocês O colocarem em primeiro lugar nas suas vidas e viverem do modo como ele quer.” – Mt. 6.32-33.

  • CONCLUSÃO

Hoje ao chegar de volta à sua casa, leia o Salmo 23. Você vai encontrar os pronomes “eu”, “meu” e “minha” dezessete vezes em seis versos.

Este é um salmo intensamente pessoal. A palavra “tu” (ou “Senhor”) – com referência a Deus – ocorre cinco vezes. “Ele” ou “Seu” é usado umas 7 ou 10 vezes.

Este salmo fala de um relacionamento pessoal com Deus. Este É A SOLUÇÃO definitiva para o seu estresse de ansiedade.

Amigo! Nenhuma religião pode parar a ansiedade. Não é de religião que você precisa. Você precisa de um relacionamento. Você precisa de um Pastor – alguém que supre necessidades, protege, dá direção e corrige.

Deus diz: “É para isso que Eu criei você. Não criei você para ser religioso. Criei você para me conhecer.” Deus sabe tudo a seu respeito; Ele quer que você O conheça. Foi por isso que Deus enviou Jesus Cristo.

Eu convido você a tomar o primeiro passo, abrindo a sua vida para Jesus Cristo, se você ainda não fez isso. Peça que Jesus Cristo se torne o seu Senhor – seu chefe, comandante – e Pastor, assim como Ele prometeu fazer agora mesmo.

Deus ama você. Ele se importa com seu estresse, e Ele pode ajudá-lo.

Vamos terminar hoje com a causa primária do seu estresse? Vamos parar de tentar controlar sua vida? Isto é muito para você, é uma tarefa para DEUS.

“O Senhor é o meu Pastor.” Coloque ênfase em cada palavra.

  • “O Senhor é o meu Pastor.” – há somente um verdadeiro Senhor; todos os demais são falsos, imitações.
  • “O Senhor é o meu Pastor” – não é pode ser. Ele sempre foi, Ele é e Ele sempre será.
  • “O Senhor é o meu Pastor” – Você pode fazer esta afirmação com segurança? O Senhor é o seu Pastor?
  • “O Pastor é o seu Senhor”? Ele não pode ser um, sem ser o outro.

Quando você fizer esta afirmação com sinceridade, a sua ansiedade vai acabar. Pare de carregar esse peso. É desnecessário, deixe de fato o Seu Pastor de DAR PASTOS VERDES E TE LEVAR POR ÁGUAS MANSAS E TRANQUILAS.

Deus diz: “Eu sou o seu Pai Celestial.”

Você não tem que se preocupar de onde estará vindo o próximo contracheque. Apenas creia em mim. Ele pode fechar uma torneira e pode abrir outra facilmente. Você não precisa buscar por nenhuma pessoa, nenhum projeto, nenhum trabalho, nenhum emprego, nenhum evento como a sua fonte de recursos. Você simplesmente olha para Deus como a sua fonte de suprimentos. E se uma fonte se seca, Ele pode abrir uma outra. Ele diz: “Não se preocupe, Eu cuidarei de você.”

Agora, se você é realmente um filho de Deus, se você atravessou a linha divisória e disse: “Jesus Cristo, quero que estejas em meu coração, quero estar na família de Deus”, então Deus tem assumido responsabilidade pelas suas necessidades. Ele diz: “Eu cuidarei de você. Você não tem que ficar ansioso. É desnecessário.” E Ele se importa conosco porque temos valor.

Agora, em Filipenses 4:19 diz: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês…”

Será que isso inclui o pagamento da prestação do carro? Sim. Será que isso inclui a prestação da casa? Sim. Será que isso inclui as contas hospitalares? Sim. Quando você precisa de sapatos novos, será que está incluído nessa promessa? Sim. O que Deus diz quando Ele afirma que suprirá todas as nossas necessidades?

Ele diz: “Vou suprir todos as suas vontades.”

Você concorda que há uma diferença entre necessidades e vontades? Sim. Mas a Bíblia diz: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês em Cristo Jesus.” Portanto, o que é que está preocupando você? O que está por baixo de tudo é que a ansiedade significa falta de fé em Deus.

Se você não guardar nada desta mensagem, guarde isto: Ansiedade sempre indica que você tem uma compreensão errada acerca de quem Deus é.

Ansiedade sempre mostra que eu não compreendo realmente quem Deus é. E se eu não compreendo quem Ele é, então não posso crer nEle. E se eu não posso crer nEle, fico ansioso.

Deixe-me dizer-lhe o que a ansiedade é na realidade:

  1. Ansiedade é fazer de contas que somos Deus.
  2. É assumir responsabilidade que Deus nunca planejou que tivéssemos.
  3. Estamos tentando controlar o incontrolável.
  4. Um dia você vai acordar para o fato de que a maior parte de sua vida está além do seu controle.
  5. Agora, não me importa quantos livros de autoajuda você tenha lido que digam: “Eu sou o senhor do meu destino”. A verdade é que você não é. Há área em sua vida nas quais você não tem a chance de fazer escolhas, áreas pelas quais você não é responsável. Você é responsável primariamente pelas suas reações e pelas suas respostas à vida, mas você não pode controlar tudo à sua volta. E quando você ler um livro de autoajuda que diga: Você pode tornar-se o que quer que deseje ser., saiba que isto não é verdade.
  6. Eu não posso ser o que eu queira ser, mas eu posso ser o que Deus quer que eu seja. É de lá que vem a significância, o sucesso, a realização, o valor pessoal, o propósito e o sentimento de conquista, ou seja, quando me torno o que Deus me fez para ser e paro de tentar ser alguma cosa que Deus não me fez para ser.

Vamos mudar de vida? Hoje?