ANDAR EM UM RELACIONAMENTO PLENO COM DEUS

ANDAR EM UM RELACIONAMENTO PLENO COM DEUS
Mensagem ministrada pelo Apóstolo Marco Aurélio no culto de celebração, domingo, 4 de janeiro de 2015.

INTIMIDADE COM DEUSTEXTO BASE: 

Daniel 5:11,12

11 Existe um homem em teu reino que possui o espírito dos santos deuses. Na época do teu predecessor verificou-se que ele era um iluminado e tinha inteligência e sabe­doria como a dos deuses. O rei Nabucodonosor, teu predecessor – sim, o teu predecessor – o nomeou chefe dos magos, dos encantadores, dos astrólogos e dos adivinhos.
12 Verificou-se que esse homem, Daniel, a quem o rei dera o nome de Beltessazar, tinha inteligência extraordinária e também a capacidade de interpretar sonhos e resolver enigmas e mistérios. Manda chamar Daniel, e ele te dará o significado da escrita”.

Daniel 6:1-5

1 Dario achou por bem nomear cento e vinte sátrapas para governar todo o reino,
2 e designou três supervisores sobre eles, um dos quais era Daniel. Os sátrapas tinham que prestar contas a eles para que o rei não sofresse nenhuma perda.
3 Ora, Daniel se destacou tanto entre os supervisores e os sátrapas por suas grandes qualidades, que o rei planejava tê-lo à frente do governo de todo o império.
4 Diante disso, os supervisores e os sátrapas procuraram motivos para acusar Daniel em sua administração gover­namental, mas nada conseguiram. Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente.
5 Finalmente esses homens disseram: “Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele”.

COMO PODEMOS ANDAR EM UM RELACIONAMENTO PLENO COM DEUS

INTRODUÇÃO:
O Senhor quer ter conosco uma profunda intimidade, um relacionamento que trará revelações superiores para nossas vidas. Não podemos ter uma aliança com o mundo, mas sim com Deus! Temos que nos achegar a Deus e ele se achegará a nós. Se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós!”.

Daniel foi levado adolescente para a Babilônia. Quando os sábios da Babilônia viram Daniel, perceberam que ele tinha um posicionamento diferente. É que Daniel tinha intimidade com Deus.

O que é intimidade? É eu abrir minha casa e minha vida para você sem reservas. É quando eu escolho andar com você e ter uma aliança. Daniel tinha esse relacionamento com Deus, que o fazia ser uma pessoa diferenciada. É esse relacionamento de intimidade que temos que ter com o Senhor.

A bíblia nos mostra exempo de pessoas que tinham um relacionamento íntimo com Deus, como por exemplo Enoque. Enoque andou com Deus, ele viveu 365 anos. E um dia, Deus o tomou para si. Temos que prestar atenção no quanto andamos com Deus. Às vezes andamos de uma forma religiosa, como subalternos. Nós nos colocamos em uma posição de inferioridade, mas somos filhos, herdeiros e coherdeiros com Jesus (Romanos 8).

Temos o direito de desfrutar desta intimidade com Deus. Muitas vezes a pessoa diz que é servo de Deus, mas seus frutos não demonstram isso. Nabucodosor teve um sonho e ninguém conseguia interpretar. Se não fosse Deus, Daniel teria sido morto.

Qual seria a atitude dos cristãos de hoje se passassem por isso?
Por uma ameaça de morte?

Muitos morrem de véspera. Muitas vezes não deixamos a oportunidade de Deus trabalhar em nossos corações. Daniel sabia que seu relacionamento com Deus permitiria uma revelação. Ele orou e pediu a misericórdia de Deus, pediu a revelação do sonho.

Daniel tinha a Luz do mundo, que é Jesus. Existem muitos servos de Deus que dizem que andam com Deus, mas dependem de condições humanas para que sua fé seja edificada (Oséias 6). Temos que conhecer melhor ao Senhor. Quando recebemos a revelação (2º Pedro 1.4), somos participantes da natureza divina.

Lamentavelmente alguns homens na Bíblia perderam essa unção, como Sansão. Havia uma promessa sobre ele, ele nasceu para ser um nazireu, separado, para ter a força do Deus todo poderoso. Ele sabia que tinha a força de Deus, ele tinha o dom de Deus, mas não tinha intimidade com o Senhor.

Existem muitas pessoas que, como Sansão, quando recebem um dom se tornam arrogantes e prepotentes. Sansão caiu por terra, não seguiu seu chamado.

Vocês já imaginaram se Sansão, com toda aquela força, tivesse seguido a vontade de Deus? Mas ele se entregou às paixões da carne e caiu. (CALIBRE)

Algumas pessoas dizem amar a Deus, mas amam o mundo (2ª Timóteo 4.11, 1ª João 2.15). A amizade com o mundo é inimizade com Deus. Temos que romper os laços com o mundo!

Seja amigo de Deus, tenha uma relação profunda com Ele! Peça perdão ao Senhor se você está distante da presença do Senhor (João 4), Ele quer ter uma intimidade mais profunda com seu povo;

Daniel era amigo de Deus! O amigo de Deus tem o poder da revelação. Daniel estabeleceu o caminho da revelação por causa da intimidade com o Senhor. Jesus não nos chama de servo e sim de amigo! Quebre toda religiosidade e malignidade na sua vida!

Eu sou amigo de Jesus! Se somos amigos de Jesus, temos que andar na dimensão que ele está (Efésios 1.23). Não podemos viver a “vida espiritual” da mediocridade! Os que são guiados pelo Espírito, são os filhos de Deus.

Três passos para a intimidade com Deus:

1) Ser tocado fisicamente pela presença de Deus. Chegue à presença do Senhor que Ele vai te tocar (Isaías 6). O anjo tocou na boca de Isaías, o Senhor quer colocar uma marca na sua vida;

2) Morrer (2º Coríntios 5.17). Morra para o velho homem, nasça para uma nova vida com Jesus. Ele faz morrer sua natureza terrena.

3) Ressuscitar (Romanos 8.11);

DIMENSÃO ESPIRITUAL DA INTIMIDADE QUE EXISTE ALÉM DO VÉU:

1) O véu está rasgado, existe um caminho para o altar. Pelo novo e vivo caminho, Jesus nos consagrou. Nossos problemas e barreiras interiores te colocam do lado errado; Hebreus 10.19-22 – 19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20   pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

O véu, na Bíblia, tinha função de “isolar” áreas mais santificadas e de acesso restrito nos templos. Ir além do véu significaria ser digno de ir aos tais lugares santificados e restritos. Significa saber plenamente a verdade. (ir além do que o véu esconde)

2) Temos que entrar além do véu, para isso é preciso intrepidez. Somos dignos de ir além do véu!

3) Entramos além do véu quando temos o coração limpo e sincero. Nós somos sacerdotes do Deus vivo.

O QUE TRAZ A INTIMIDADE COM O SENHOR?

1) Os milagres vão acontecer na sua vida!

2) Ela nos faz ouvir a voz do bom pastor. Aquilo que Deus nos deu é maior do que tudo e da mão do Pai ninguém pode nos arrebatar.

Que vozes você tem ouvido? Nós estamos vivendo no mundo de muitas vozes. O diabo tem a capacidade de imitar vozes…

Foi o que aconteceu com Saul quando ele quis procurar o espírito de Samuel com uma feiticeira. Ele estava ouvindo a voz de demônios!

A minha intimidade com Deus faz com que eu identifique qual voz está falando comigo! Jesus fala com suas ovelhas, temos que ouvir a voz do Senhor! Você precisa ouvir a voz de Deus porque Ele vai mudar a história da sua vida! Quando você ouve a voz do Senhor, isso muda a história da sua vida. Se abra para ouvir a voz do Senhor!

Nos coloca no ambiente onde Jesus está, um ambiente espiritual que nos dá nojo do pecado.

Apocalipse 1:12-18
12
Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro
13 e entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem”, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito.
14 Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo.
15 Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas.
16 Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.
17 Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último.
18 Sou Aquele que Vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Em Apocalipse 1.12 vemos o ambiente que Jesus está, Ele está na glória. O ambiente de Jesus foi aberto para João, que tinha intimidade com Ele. Nós também podemos ter essa intimidade.

 

NO AMBIENTE EM QUE CRISTO ESTÁ:

1) Temos o sentimento de Cristo;

2) Somos identificados pelos frutos;

3) Somos identificados pelo amor;

4) Somos identificados pela mente de Cristo (1º Coríntios 2.15-16);

5) Temos a unção de Cristo.

Neste ambiente de Cristo está a Luz do Senhor! O Senhor vai derramar sabedoria e inteligência espiritual sobre você. A intimidade também nos dá autoridade de Cristo! Deseje viver um novo tempo de intimidade com o Senhor, entre na presença do Senhor de forma diferente.

Se você abrir seu coração, tudo o que você deseja o Senhor vai te dar!